Milhares de jovens com o fim do secundário à vista vivem intensamente vários dias num destino além fronteiras. A FORUM ESTUDANTE foi investigar e conta-te tudo!

Uns escolhem as praias. Outros – cada vez mais – optam pela neve. Há anos que Lloret de Mar (localidade à beira-mar, perto de Barcelona) é um dos destinos mais badalados. Porquê? Porque é barato, fica relativamente próximo de Portugal e é um dos sítios mais frequentados para comemorar o final do 12.º ano.
Também Ibiza, Palma de Maiorca e Andorra são locais escolhidos todos os anos como destinos para a viagem de finalistas. Para o efeito, as agências de viagens oferecem pacotes especiais, que muitas vezes incluem passes com entradas diárias em discotecas, bebidas, cartazes apelativos com DJ’s conhecidos, ou ainda figuras famosas que se associam a este tipo de eventos. Há ainda programas de diversão nocturnos e diurnos. Um dos mais conhecidos é um dia no PortAventura (parque de diversões em Salou).
Mas há outros destinos que têm vindo a ganhar terreno no momento da escolha dos jovens… Brasil, sobretudo o Nordeste, e as Caraíbas (Cuba, República Dominicana e México), Londres e Paris são algumas das opções para quem não quer ir para território espanhol.

Quem vai…
“Vai ser este ano!”, diz João Valeriano, com entusiasmo. “Vou com o meu núcleo de amigos para Calpe (Espanha). Pelo que nos é apresentado, é um destino em que podemos contar com parques temáticos, praia de qualidade, bares, bastantes actividades ao ar livre, pool party...”. João vê na viagem de finalistas uma oportunidade para estar com os amigos e divertir-se. A expectativa é grande. “Para mim é uma grande hipótese para nos divertirmos muito, conhecer outro local e pessoas de muitos lugares”, acrescenta.
Também Nádia Susana vai este ano sentir o sabor de viver uma viagem de finalistas. “Vou para Lloret Del Mar”. O destino foi escolhido por ser o mais barato e com maior adesão, diz Nádia. Adianta, no entanto, que “preferia ir para outro sítio como Nova Iorque, Ibiza, Marrocos, Itália, Alemanha... Mas a nossa escola só organizou para Lloret e os meus amigos/colegas também vão, tenho de me contentar com Lloret”. Apesar de não estar com grandes expectativas, quer “esperar para ver”.
Há quem prefira uma semana na neve. Na opinião de Daniel Aldeano, presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Coruche, Lloret é um destino antigo e por isso os estudantes já não o escolhem tanto. Em busca de querer sempre coisas novas, Daniel diz: “estamos a pensar em ir para Andorra. Aconselho a todos!”.

…quem foi…
Alguns dos leitores FORUM já sabem o que é fazer uma viagem de finalistas e trazem-nos as suas experiências. Cláudia Paiva fala de uma verdadeira aventura. Acompanhada pelos amigos, diz que foi o Portventura que mais lhe ficou na memória. “Foi uma mistura de emoção com adrenalina”.
Já Diogo Costa conta com duas viagens de finalistas no currículo. “A que mais me marcou foi, sem dúvida, Ibiza”. O ambiente com que os finalistas vivem as festas e as actividades levou-o a querer repetir a experiência. “Uma ilha magnífica, desfrutando de uma viagem de barco até à mesma, ficar alojado num dos principais Resorts da Baía de Santo António onde acontecem as melhores Sun Set Party da Ilha e entrar nas melhores discotecas do Mundo são algumas das razões que me levam a repetir este destino e a promover o mesmo na minha escola”, acrescenta.
Por seu lado, Joana Balaine recorda a viagem que no ano passado fez a Lloret del Mar. Confessa que foi uma experiência diferente do que esperava. “Surpreendeu-me positivamente. Lloret é uma vila localizada na costa espanhola, em que todos os anos (como uma tradição) milhares de estudantes de diferentes nacionalidades vão para lá simplesmente divertir-se e passar uma semana de descanso depois das aulas exaustivas ao longo de um ano lectivo”.

…e quem não quer ir
Sara Monteiro não fez viagem de finalistas por vontade própria. “Não participei por opção minha e não estou nada arrependida, sobretudo depois do que me contaram. Mas quem quer fazer acho muito bem”.

Há ainda quem canalize o tempo e o dinheiro para outras aventuras. É o caso da Filipa Caçador que diz não tencionar embarcar nessa viagem, “já que a minha ideia é fazer interrail no Verão”.

Diversão sim. Riscos não.

Vais estar de férias e por isso vale a pena divertires-te ao máximo, mas com juízo! Torna estes dias inesquecíveis pelos melhores motivos. A FORUM dá-te alguns conselhos:
?    Mantém-te sempre junto dos teus amigos (estás num país diferente e há que ter cuidados, em especial com desconhecidos);
?    Cuidado com alguns pontos altos, nomeadamente as varandas dos hotéis ou locais junto ao mar;
?    Atenção ao excesso de álcool (entrar em coma alcoólico só te iria estragar as férias);
?    Não são necessárias drogas para dançares ou te divertires a noite toda;

Ir para a neve é que está a dar!
Imaginas-te a acordar e ver à tua frente um magnífico manto branco? Portugal é um país de sol e praia, e também por isso muitos alunos optam por experimentar um ambiente diferente. A neve é cada vez mais procurada e locais como Andorra e Serra Nevada são hoje destinos escolhidos por muitos finalistas do ensino secundário.
A oferta de actividades é variada e agrada os mais radicais e não só. Podes aprender a fazer esqui ou snowboard [as ofertas costumam incluir equipamento, aulas e forfait (passe para os meios mecânicos nas pistas)]. Além do convívio nocturno, terás contacto com a natureza e contarás, provavelmente, com muitos espalhos na neve para mais tarde recordar e rir. É ainda uma oportunidade para conheceres pessoas de todo o país e até do estrangeiro. E se gostas de fazer compras, Andorra é o sítio perfeito, onde os preços têm fama de ser relativamente baixos.