A primeira máquina com o jogo Pac-Man foi instalada num cinema em Shibuya, Tóquio, no dia 22 de maio de 1980. Desde então, tornou-se no jogo de arcade mais bem-sucedido de sempre, com lucros estimados em cerca de 2,5 mil milhões de dólares.
Pac-Man foi criado pelo designer Toru Itawani, que tinha apenas 24 anos na altura, para a empresa Namco. A ideia para a personagem central do jogo surgiu quando tirou uma fatia de uma pizza redonda.
Numa altura em que os videojogos tinham todos temas como guerra ou corridas, o objetivo de Itawani era criar um jogo com uma temática acessível a um maior público. Escusado será dizer que teve sucesso!
Os quatro fantasmas têm nomes: Blinky, Pinky, Inky e Clyde. Têm também personalidades diferentes, baseadas na sua inteligência artificial, originando comportamentos distintos na perseguição a Pac-Man.
Os desenhos animados do Popeye serviram de inspiração para as pastilhas que dão uma espécie de super-força a Pac-Man. É considerado um dos primeiros exemplos de um “power up” nos videojogos.
Existem também algumas sequências animadas entre os vários níveis do jogo, mostrando Pac-Man a ser perseguido pelos fantasmas. É também uma das primeiras instâncias de uma “cutscene” não-interativa num videojogo.
A primeira pessoa a alcançar esse recorde foi Billy Mitchell, dos Estados Unidos da América, em 1999. Mais tarde, este jogador foi acusado de batota pelo regulador Twin Galaxies (que regista recordes de videojogos em todo o mundo). Depois disso, já outros sete jogadores conseguiram alcançar a pontuação máxima.
Aparentemente, não é possível chegar ao nível 256 do jogo, por causa de um erro. Assim, a pontuação mais alta possível de alcançar é de 3 333 360 pontos, sendo preciso comer todos os pontinhos, sem perder vidas e fazendo todos os pontos “bónus” em todos os níveis.
O recorde mundial, segundo a Twin Galaxies, é detido por David Race, que, em 2012, conseguiu obter esta pontuação máxima em 3 horas, 28 minutos e 49 segundos.
Para experimentar este jogo cheio de história, podes recorrer à versão online em www.freepacman.org.
Também em 2012, o jogo passou a fazer parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, e está em exibição com outros 14 videojogos na galeria de arquitetura e design.
O jogo inspirou uma série de animação na televisão, entre 1982 e 1983, e outra mais recente, em 2013, chamada Pac-World; deu origem a uma canção, “Pac-Man Fever” (1981) do duo Buckner & Garcia, que chegou aos topos das tabelas; apareceu em filmes como Força Ralph (2012) ou Pixels (2015). Fez também sucesso em todo o estilo de merchandising, desde t-shirts, pijamas, canecas, mochilas, etc…