Passados quase 7 anos do lançamento de Kingdom Come Deliverance (KCD), a 4 de fevereiro chega a tão aguardada sequela, Kingdom Come Deliverance II (KCD II). Os jogadores voltam a poder assumir o papel de Henry, o filho de ferreiro tornado cavaleiro, e continuar a luta contra o Imperador do Sacro-Império Romano-Germânico Sigismundo e os seus aliados.

Desenvolvido pelo estúdio checo Warhorse Studios, KCD II pretende dar continuidade à boa receção ao seu predecessor. Um jogo que a USgamer elogiou pelo seu “realismo”, a Gamespot pela sua “incrível atenção aos detalhes históricos” e a IGN pela sua história, personagens e sistema de combate. 

O primeiro KCD foi um sucesso de vendas, vendendo, segundo o estúdio, mais de 8 milhões de cópias até novembro de 2024. Desde o seu lançamento, o jogo também recebeu vários prémios, entre eles o de Melhor Jogo de PC na Gamescom e foi considerado o Jogo Checo da Década.

 

 

KCD II, tal como KCD, é um jogo que também se vai desenrolar num mundo aberto, com o dobro do tamanho daquele presente no primeiro jogo. Este estará dividido em duas áreas que vão poder ser exploradas. A publicação alemã GamePro revelou, em abril de 2024, que os jogadores de KCD II vão poder navegar por áreas do Paraíso Boémio (uma área protegida na região da Boémia, na atual Chéquia, declarada em 1955 a primeira reserva natural do país) e pela cidade Kuttenberg, que foi, em tempos, a segunda maior cidade do reino da Boémia, logo a seguir à cidade de Praga. 

O entusiasmo à volta do jogo aumentou no início do mês de janeiro, quando a Warhorse enviou os códigos de review a críticos e jornalistas algumas semanas antes do esperado, o que é indicativo da confiança do estúdio quanto ao sucesso do jogo. Outro sinal da confiança do estúdio foi a antecipação do lançamento do jogo, estando este inicialmente previsto para 11 de fevereiro, sendo depois antecipado em uma semana, para 4 de fevereiro. 

As Guerras da Boémia como cenário

Henry vai, neste jogo, continuar a luta contra Sigismundo, o Imperador do Sacro-Império Romano-Germânico e os seus aliados. O personagem principal também pretende vingar a morte dos seus pais e o ataque à aldeia de Skalitz por parte de um exército de Cumanos (um povo nómada de origem euroasiática), às ordens de Sigismundo.

Desenrolando-se no século XV, no centro da Europa, os produtores usam como cenário para o jogo as Guerras da Boémia, um conflito que durou aproximadamente 15 anos e que opôs Boémios e Morávios a Cruzados e forças leais à Igreja Católica. A EPIC Games explica que, para o jogo alcançar “um grande nível de imersão” neste período da história, a Warhorse contou com a colaboração de especialistas como historiadores e professores universitários.

 

 

 

 

Jogabilidade com a realidade como base

Um dos pontos positivos do jogo, como mencionado pelo argumentista, Martin Ziegler, é a forma como este foi concebido de maneira a que quem joga pela primeira vez não necessita estar familiarizado com a história do primeiro KCD. “Escrevemos a história de maneira a relembrar os novos jogadores de pontos essenciais do primeiro jogo ao longo das primeiras horas”, explicou Ziegler à Epic.

No início de dezembro a IGN, na sua rubrica IGN first divulgou os primeiros minutos da jogabilidade de KCD II. Nele, os fãs do jogo puderam conferir como a história começa e ficar a conhecer Henry, a personagem principal, ter contacto com os tutoriais de combate, algumas das opções de diálogo e conhecer algumas das personagens que podem ser encontradas neste mundo medieval.

Kingdom Come Deliverance II fica disponível a 4 de fevereiro para consola (Playstation 5 e XBOX Series X/S) e para PC. Prepara a armadura e boa sorte!