Pelos caminhos ecológicos
Pela manhã, chegando à ESTGD (Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design), os participantes puderam fazer o Eco-trail, um projeto de estudantes do terceiro ano do curso de design de comunicação.
O trilho contém percursos pedestres para dar a conhecer a biodiversidade do campus, algo que está associado aos valores da instituição. Foi possível realizar uma atividade ao ar livre, com paragens temáticas.
Bem precisamos de saúde
Depois, os participantes da Green Academy mergulharam de cabeça na área de saúde, na ESTGD, onde puderam realizar dinâmicas em vários cursos presentes no campus, tais como, Enfermagem, Fisioterapia e Higiene Oral. Nestas dinâmicas saíram verdadeiros potenciais profissionais na área da saúde.
TESTEMUNHO
«Estas academias ajudam a formar pessoas melhores»
“Explorarmos Portalegre e os seus pontos turísticos foi extremamente enriquecedor. Todas as pessoas nesta cidade são queridas e simpáticas, é um ambiente super acolhedor, cheio de cultura. Sinceramente, sinto que estas academias para além de ajudarem na educação, também ajudam a formar pessoas melhores”.
Leonor Condeça , 17 anos, Lisboa, Agrupamento de escolas de Benfica, Escola Secundária José Gomes Ferreira
Segunda ronda na BIOBIP
Antes de almoço, o regresso a um espaço familiar: as instalações da BIOBIP. O objetivo passou por ver as restantes instalações que não tinham visto na última visita e ver como funciona o laboratório. Tivemos connosco Luís Calado, responsável técnico da BIOBIP energia. “A importância deste laboratório para esta camada mais jovem é falar um pouco do que acontece com os resíduos, as novas tecnologias que estão a utilizar para valorizar esses resíduos e para terem noção de que há vida para além do aterro”, afirmou o responsável.
O mundo das Ciências Sociais
Depois do almoço estava na hora de dar um saltinho á ESECS (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre) onde foi apresentada a oferta formativa da mesma. Cursos como, Jornalismo e Comunicação, Serviço Social, Educação Social, Educação Básica, Turismo, entre outros.
Foram apresentadas pequenas dinâmicas organizadas por docentes da instituição de acordo com cada curso. Uma delas abordou o tema "Práticas de greenwashing e o papel do jornalismo", dinamizado pelas docentes Marta Noronha e Patrícia Ascensão, docentes na licenciatura de Jornalismo e Comunicação.
A dinâmica permitiu aos participantes ser jornalistas durante 15 minutos. “O jornalismo é constituído por factos e, para ser um bom jornalista, há que ter bons princípios", afirmou Patrícia Ascensão. Foi ainda possível esclarecer dúvidas do tema da desinformação.
Não toques no tapete
Uma das últimas atividades foi a visita ao Museu da Tapeçaria de Portalegre onde puderam observar, entre muitas outras, reproduções das obras de Júlio Pomar, Lima de Freitas, Maria Keil, Vieira da Silva, Almada Negreiros, entre outras.
O dia terminou com um sunset no campus politécnico onde os participantes puderam passar um bom tempo juntos, cheio de boa música e bons laços de amizade que eles criaram entre si ao longo da semana.