Na manhã a seguir a um sunset memorável, os nossos participantes não se encontravam cansados, mas sim com um enorme sentimento de saudade a instalar-se. Foi uma academia memorável onde os participantes fizeram “muitos amigos” e “pessoas que esperam que continuem” nas suas vidas”.

Os blocos de notas eram utilizados para escrever dedicatórias, os telemóveis para tirar fotografias e vídeos que vão perdurar no tempo. No entanto, antes de continuar as despedidas, era necessário ir para o auditório do campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), que nos acolheu nesta última semana: estava na altura de conhecer o projeto “Guardiões”.

Através de videoconferência, foi possível contar com a presença de Ricardo Campos, presidente do Fórum da Energia e Clima, que em conjunto com o IPP, é um dos promotores do projeto. Durante a palestra, pudemos observar dados concretos sobre o impacto das alterações climáticas no planeta, o que está a ser feito e como uma iniciativa como os “Guardiões” pretende “promover a compreensão do fenómeno das alterações climáticas e potenciar o desenvolvimento das melhores soluções aplicáveis à região do Alentejo, capazes de contribuir para o aumento da resiliência aos impactes decorrentes das alterações climáticas.”

 

DSC 2829

 

Terminada a apresentação seguimos para o momento da entrega dos diplomas aos nossos participantes e da coroação da “equipa mais green” desta semana. A honra recaiu na equipa azul, mas, na verdade, todos saíram vencedores e conscientes sobre o que pode ser feito para ser “mais green” e ajudar o nosso meio ambiente.

Falámos com alguns dos participantes da academia, para poder saber mais sobre a sua experiência, o que mais gostaram e as memórias que levam. Ana, de 16 anos, diz que esta foi uma “experiência diferente”, onde conheceu pessoas novas e gostou “das atividades e da cidade”.

João, 15 anos, pensou que “não iria interagir com muita gente”, mas, “pouco a pouco” foi-se adaptando e fez “muitos amigos”. Completou acrescentando que “todos o acolheram bem”.

 

DSC 2890

 

Para todos com quem falámos a experiência da academia foi “muito gira e uma experiência inesquecível”, como confirmou a Beatriz, de 15 anos. Para estes três participantes esta é sem dúvida uma experiência a repetir, aliás, a Ana vai estar numa “academia já para a semana” e a Beatriz vai recomendar aos amigos, pois “uma experiência assim, merece ser partilhada.

Chegou assim ao fim uma semana de partilha de memórias, experiências e aprendizagem de pequenas ações que vão ser aplicadas no futuro, rumo a um planeta mais “green” e sustentável.