Aos 14 anos, Seomara Cabrita tinha as suas experiências na área da estética, fazendo as primeiras unhas da carreira. “Para mim, é um gosto trabalhar nesta área, sinto-me motivada no início de cada dia”, explica. A terminar o Curso de Aprendizagem de Esteticista, no Centro de Emprego do Barlavento, em Portimão, a estudante foi a vencedora da categoria de Estética, no Campeonato Nacional das Profissões, em Setúbal.

Tudo começou com um convite feito por uma professora, que a turma acolheu com alguma “vergonha”, conta Seomara. “Até que eu ganhei coragem e decidi participar”, acrescenta. Na fase regional, não sentiu pressão – “estava a encarar a prova como um dia normal de trabalho” – e acabou mesmo por se qualificar para a fase nacional.

 


“[Este] é um exemplo do crescimento que podemos ter neste tipo de competição – aprendemos pequenos truques que depois podem ser usados no mercado de trabalho”


 

À medida que o tempo ia passando, durante a prova nacional, “a pressão acalmou”. A certa altura, depois de um obstáculo durante uma prova, pensou em desistir. “Mas pensei que nunca tinha desistido e não iria ser agora”, recorda a estudante natural de Armação de Pêra.

 Em Setúbal, o quadro alterou-se e Seomara sentiu uma maior pressão. “Havia muita gente que não conhecia, formandas da minha área que vinham de todo o país”, recorda. Esse contacto haveria ser das melhores recordações de guarda e trouxe frutos até aos dias de hoje: “Ficámos amigas e trocamos ideias no Facebook ou no WhatsApp”.

 

Seomara 2

 

Depois da técnica ajustada, o problema foi resolvido. “É um exemplo do crescimento que podemos ter neste tipo de competição – aprendemos pequenos truques que depois podem ser usados no mercado de trabalho”. Vencer foi, ainda assim, “uma surpresa grande”, salienta a estudante, realçando que a vitória trouxe o sentimento de “que o esforço foi recompensado”.

 

Um curso para o sucesso

A escolha pelo curso de Estética surgiu naturalmente, tendo em conta a sua vocação. Nesse sentido, Seomara vê esta formação como uma forma de garantir “uma carreira ligada a esta área”. Isto porque, destaca, o curso “é muito completo”, ajudando à sua preparação para o mercado de trabalho.

“O curso é mais complexo do que a maioria das pessoas pode pensar, tem disciplinas aprofundadas, como Biologia, Anatomia e Dermocosmética, por exemplo. E temos a parte prática que nos ajuda muito a aprender a teoria, conta Seomara.

 

Seomara 1

 

Ao longo dos anos, Seomara tem realizado outras formações mais pequenas, procurando a melhor preparação. “Comecei aos 14 anos a trabalhar nesta área e, no futuro, gostaria ainda de ensinar, partilhando as técnicas e os tais truques que vamos aprendendo”, conclui.

enfermagem,estudantes,covid