“Dar a conhecer cinco histórias de vida onde a formação teve um papel de destaque”. É este o objetivo do ebook “O impacto da Formação Profissional”, da autoria da Forum Estudante e do IEFP. Através de cinco reportagens é possível conhecer o papel dos cursos de aprendizagem do IEFP na vida destes jovens portugueses, ao permitir “aprofundar um gosto e criar uma carreira ligada a uma vocação”.
“Ao longo das próximas páginas, trazemos-te histórias de jovens que, ainda que de diferentes pontos do país e áreas profissionais, têm algo em comum”, pode ler-se na introdução deste ebook: “Em cada um dos seus trajetos, a formação profissional foi determinante para impulsionar as suas vidas pessoais e profissionais”.
Joana Ferreira, Samuel Santos, Niuka Oliveira, Arlindo Moura, Noé Carvalho e Bruno Fernandes partilham os seus testemunhos. A diversidade destas histórias reflete-se nas áreas profissionais dos entrevistados, que vão desde a Mecatrónica Automóvel à Restauração, passando pelo Design de Moda, Ourivesaria ou Eletrónica, Automação e Comando. “Cada protagonista apresenta-nos lições valiosas sobre o papel da formação, ficando claro como esta ultrapassa a sua dimensão técnica, trazendo-lhes também outro tipo de competências”, explica a equipa que produziu o ebook.
“A mecânica por gosto não cansa”
Joana Ferreira tem 18 anos e é natural de Gondomar. Foi através do curso de Mecatrónica Automóvel, no Centro DUAL, no Porto, que conseguiu explorar um gosto especial e começar uma carreira na área da mecânica, trabalhando atualmente na Ford.
“Já tinha um bichinho por motas”, começa por explicar Joana Ferreira sobre a escolha deste curso de aprendizagem. Assim que terminou o 9.º ano, a jovem percebeu que “queria algo concreto, algo que gostasse e que me levasse a ver uma saída profissional no final desse curso”, destaca.
Para Joana, durante este curso, o ensino da teoria e da prática em simultâneo facilitou imenso a aprendizagem. O ensino prático permitiu-lhe confirmar a sua decisão. “Conseguimos perceber se temos gosto e capacidade para seguir esta área”, realça a jovem mecânica.
Após ter concluído esta formação e estando a trabalhar na área, Joana reflete sobre a importância das competências que adquiriu. “Hoje, ao trabalhar, vejo que as tarefas não me assustam, sei que sou capaz, sou confiante nas minhas capacidades, tanto naquilo que sei como naquilo que consigo fazer”, acrescenta.
“Gosto pela cozinha com uma pitada de negócio”
Natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, Samuel Santos, de 24 anos, seguiu o Curso Profissional de Restauração. Hoje em dia, trabalha na Casa do Castelo, em Ourém, e tem a sua própria empresa de catering.
A ligação de Samuel Santos com a cozinha começou muito cedo. “Sempre tive interesse em ver a minha mãe a cozinhar e há aquelas ligações desde a infância que parecem já automáticas”, conta. O gosto pela área, bem como a perceção pessoal de que tinha “jeito e as mãos para cozinhar”, levaram a que seguisse a área.
Sendo um antigo atleta federado, o gosto de Samuel pela competição manifesta-se também na cozinha. “Temos de estar sempre atualizados e fazer sempre novas especializações dentro de um universo vasto”, sublinha.
O caminho para a profissionalização começou aos 14 anos, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), no Curso Básico de Cozinha, seguindo-se o Curso Profissional de Restauração – Cozinha e Pastelaria, na Insignare – Escola de Hotelaria de Fátima.
Sobre a formação profissional, Samuel destaca o ensino prático. Como tal, não concorda com “a visão de que o ensino profissional seja visto como uma segunda opção” e pensa que este “deveria ser visto como uma primeira escolha”. Na sua perspetiva, este tipo de ensino é ideal para quem procura ligar a teoria à prática, sendo também uma vantagem no momento de ingressar no mercado de trabalho. Samuel conclui que todas as instituições formadoras por onde passou impulsionam esta entrada no mundo profissional: “ajudaram a retirar o melhor deles próprios”, conclui.
Diferentes experiências, um propósito comum
Apesar de serem apresentados testemunhos de diferentes cursos de aprendizagem, neste ebook, existem certamente pontos em comum quando pensamos neste tipo de formação profissional. Destaca-se “a componente prática do ensino, a disponibilidade e experiência profissional de formadores ou o contacto próximo com o mercado de trabalho”.
Além disso, todos os testemunhos destes jovens revelam a ligação emocional que construíram com as suas experiências de formação profissional. E é nesta formação que os jovens encontram uma oportunidade de criar “uma carreira ligada a uma paixão”.