Definição do Conceito

Um servidor é como um prédio de apartamentos, quanto mais gente houver num dos apartamentos, menos espaço há para quem estiver lá dentro, ao passo que o valor da renda por pessoa cai. Sendo assim, empresas pequenas procuram por servidores de hospedagem compartilhada primeiro: o valor é mais baixo e ainda não há necessidade de tanto espaço.
Para continuar com a analogia da casa compartilhada, a situação pode ficar bem mais complicada se um dos inquilinos resolver “aumentar a família”, por exemplo: haverá ainda mais lixo na cozinha e mais gente para usar a casa de banho. O inquilino certamente preferirá alugar um apartamento apenas para si e para os seus. Isto corresponde ao servidor virtual privado (VPS, na sigla em inglês).
Tecnicamente, um servidor virtual privado não é um servidor exclusivo. Ele é uma parte de um servidor físico, virtualizado para funcionar independentemente dos demais; daí o “virtual” no nome. Em outras palavras, um VPS como o OVHcloud VPS Portugal é um apartamento mais espaçoso dentro do mesmo prédio.
Soluções Virtuais, Benefícios Reais
Sem dúvida, a hospedagem compartilhada pode ser um problema para quem tem muita coisa para gerir e guardar. Além da falta de espaço, os recursos do servidor (como CPU e RAM) também são compartilhados (como uma casa com apenas uma casa de banho e todos querendo usá-la ao mesmo tempo). Em momentos de grande demanda, travamentos e desconexões são comuns, atrapalhando o andamento dos negócios para todos.
Um bom VPS pode resolver todos estes problemas, ao oferecer uma gama de recursos dedicados que garantem o funcionamento ininterrupto do sistema. Ele também permite que os administradores instalem softwares remotamente em outros computadores da mesma rede; recurso conhecido como “acesso root”.
Há ainda uma maior flexibilidade para aumentar ou diminuir os recursos utilizados, de acordo com a necessidade. Por este motivo, é uma excelente opção para empresas que preveem desde já uma expansão da sua rede e capacidade de processamento de dados. Além disso, é uma opção muito mais segura, já que é menos exposta a falhas sistêmicas, portanto, menos vulnerável a ataques virtuais.
Como Escolher

Um VPS não é um tipo de solução “tamanho único” e as necessidades podem variar bastante de um negócio a outro. Portanto, é preciso primeiro identificar do que exatamente a empresa precisa. Além da capacidade do CPU de memória RAM, também é preciso atentar ao armazenamento. Aqui, recomenda-se a preferência pelo armazenamento SSD, muito mais veloz e capaz do que os tradicionais HDs.
Outra informação crucial é a expectativa de volume de dados trafegados, para definir largura de banda necessária. Uma largura insuficiente causará travamentos e muita dor de cabeça, enquanto uma largura grande demais custará por demais caro.
Um Passo à Frente
A escolha de um VPS é um sinal de crescimento da empresa e um investimento em seu futuro. Em um mundo cada vez mais digitalizado, é praticamente impossível obter sucesso sem serviços online de qualidade e confiáveis.






