A fachada da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL) está virada para o Atlântico, enfrentando as falésias da península de Peniche, bem perto do Cabo Carvoeiro. Esta é a morada da ESTM desde 2007, sendo que a sua atividade iniciou no ano letivo de 1999/2000 – contam-se agora 20 anos.

Essa tem sido a data celebrada, nos últimos meses, em Peniche. As comemorações têm decorrido ao longo de todo ano e já envolveram um concurso literário, um seminário, um ciclo de palestras e um dia aberto. Hoje, decorreu a cerimónia oficial de comemoração, que se iniciou com um almoço na ESTM, seguindo-se uma sessão no auditório principal da escola. 

Presente na sessão, o diretor da ESTM, Paulo Almeida, começou por sublinhar o “papel muito importante” de três instituições na história desta escola: o Politécnico de Leiria e a Câmara Municipal de Peniche, bem como a Paróquia de Peniche. “Temos levado o nome de Peniche e do Politécnico Leiria para o Mundo”, realçou.

 

 DSC2314

Cerimónia de celebração das duas décadas de existência da ESTM realizou-se hoje, em Peniche


Ilustrando o crescimento da ESTM, o diretor recordou que o primeiro ano letivo se realizou com 75 estudantes e duas formações, sendo que, no presente ano letivo, contam-se 24 cursos e quase 1500 alunos. Mais do que apenas um passado, realçou Paulo Almeida, as palavras “inovação e criatividade” fazem parte “do dia a dia desta escola”, sublinhando “as dezenas de investigadores, os projetos e as duas unidades de investigação”. 

“Não existe outro lugar no distrito onde a ESTM pudesse ser criada com tanta propriedade, tendo em conta esta vista sobre o oceano”, realçou a representante da CCDRC (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro). A escola, realçou ainda, à imagem do Politécnico de Leiria, assume-se “um fator de atratividade para a região”. O estudante Diogo Seabra, em representação da associação de estudantes da escola, destacou ainda a qualidade do ensino praticado e agradeceu às equipas diretivas que conduziram a ESTM, ao longo destas duas décadas de existência. 

 

"Não existe outro lugar no distrito onde a ESTM
pudesse ser criada com tanta propriedade,
tendo em conta esta vista sobre o oceano”

 


O mar e a cidade

“São 20 anos demasiado importantes para Peniche, para não estarmos satisfeitos hoje”, começou por destacar o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino. O autarca destacou, para além da relevância académica da oferta formativa da escola, a importância dos centros de investigação da ESTM na criação de mais-valias económicas e sociais para a região. A sua intervenção terminou com a entrega da medalha de mérito do concelho ao Politécnico de Leiria e à ESTM. 

 

 DSC2362

ESTM e Politécnico de Leiria receberam a medalha de mérito do município de Peniche, das mãos do presidente da autarquia, Henrique Bertino 

No mesmo sentido, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, destacou que a importância dos institutos politécnicos está, precisamente, na sua implementação regional e na forma como possibilitam sinergias e colaborações no terreno. "Esta é uma vantagem competitiva que devemos capitalizar", realçou, sublinhando a importância da alteração de legislação que permita aos institutos politécnicos lecionar programas doutorais, bem como que promova a designação para "Ensino Universitário Politécnico". 

 

 DSC2374

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, destacou o papel da ESTM na valorização da região

 

Na sua intervenção, Rui Pedrosa destacou ainda o percurso realizado pela ESTM, ao longo dos 20 anos de existência. Um crescimento que deixa, inclusivamente, acrescentou, uma marca internacional, não só através dos diplomados da ESTM espalhados pelo Mundo, como pelas centenas de estudantes internacionais que por aqui passaram, "quer em mobilidade, quem em ciclos completos de estudo". "Estes estudantes levam consigo o nosso país e região", reforçou o presidente do Politécnico de Leiria. 

A cerimónia incluiu ainda a homenagem aos antigos diretores da ESTM, presidentes do município, técnicos administrativos e alumni que trabalharam com e nesta escola, ao longo dos últimos 20 anos. Destaque ainda para a inauguração de uma nova via de acesso ao edifício da escola - a "Rua do Conhecimento". A fechar o dia, não faltou o inevitável bolo de aniversário.

 


ESTM DSC2385

 ESTM

O dia ficou ainda marcado pela inauguração da Rua do Conhecimento

ESTM