A iniciativa, organizada em parceria com a Federação Académica do IPVC, promove “essencialmente a EDUCAÇÃO. Trata-se igualmente de um evento de NETWORKING que proporciona a TODOS – alunos, professores, empresas e empresários, famílias e toda a comunidade envolvente– a possibilidade de PARTILHA de experiências, saberes, de horizontes, o contacto com empresas e a apresentação de projetos. Um evento GLOBAL que foi pensado e criado para toda a região do Alto Minho e não só”.

Na Cimeira, os participantes serão desafiados a embarcar numa viagem pelas PROFISSÕES DO FUTURO participando, ativamente, nas várias experiências das diferentes áreas de formação do IPVC. “Altura ideal para conhecer igualmente as novas oportunidades do mercado de trabalho e novas profissões para as quais nos devemos preparar. Para isso o IPVC dispõe de uma série de serviços e apoios que acompanham, desde a primeira à última etapa, todos aqueles que optem pela aventura do CONHECIMENTO e da FORMAÇÃO, sem medo de um mundo repleto de desafios e experiências diferentes”, refere a comissão organizadora.

No evento estima-se a presença de mais de cinco mil participantes ativos (antigos e atuais estudantes do IPVC, estudantes de escolas secundárias e profissionais, professores, famílias, entidades empregadoras e representantes de instituições públicas e privadas da região).

A edição deste ano da Feira de Emprego chega com diversas alterações. Com início agendado para as 10h a feira de emprego estará a funcionar no dia 3 de março até às 20h00 e no dia 4 de março até às 18h00 possibilitando, desta forma, a visita a famílias que por questões de horário não o conseguiam fazer. As empresas para além de estarem presentes nos stands, onde disponibilizam as suas ofertas de emprego, farão apresentações num placo central montado no recinto. Nesta feira irão ter lugar ações de formação orientadas para as estratégias na procura ativa de emprego, Redes Sociais, acesso às Medidas Ativas de Emprego, como trabalhar na Europa, etc. Irão ainda decorrer workshops dirigidos à aquisição de competências transversais, tais como construir um CV, ou como ter sucesso numa entrevista de emprego. Estes workshops vão ser transmitidos via streaming no canal do Youtube do IPVC.