Em Alcântara, na Avenida de Ceuta, podemos encontrar as instalações da ESS CVP Lisboa, onde, em 2022, por ocasião do 74º aniversário da Escola, foi inaugurada a Clínica Académica, que se situa no piso 0 do edifício. Além de prestar apoio às aulas práticas e permitir a realização de parte do ensino clínico dos estudantes, incluindo consultas, rastreios e até pequenas cirurgias aos pacientes, um dos objetivos da Clínica é a redução de desigualdades no acesso a cuidados de saúde. Atualmente, a Clínica, oferece cuidados nas áreas de Podologia, Osteopatia e Psicologia, com um custo reduzido para a população em geral.
“A clínica era uma ideia de há muito tempo da própria escola”, começa por explicar o Professor e Diretor Clínico da unidade, João Martiniano. “A Escola Superior de Saúde da CVP sempre viu a necessidade de uma clínica como algo que iria complementar aquilo que é o estágio dos alunos durante o curso de licenciatura”, acrescenta.
Foi através do Projeto +Saúde no Bairro, promovido pela ESS CVP Lisboa, que a Clínica Académica foi implementada, sendo um dos projetos vencedores do concurso público Bairros Saudáveis, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto tem, como missão “reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde especializados nos Bairros do Cabrinha e do Loureiro, bem como identificar e intervir em situações patológicas ou de risco, reduzir o isolamento social e promover a saúde mental”.
O impacto na comunidade estudantil e local
Na Clínica Académica existem, neste momento três especialidades, sendo elas Podologia, Osteopatia e Psicologia. A Psicologia, na Clínica Académica, conta com uma equipa de docentes especialistas que apoia as necessidades dos estudantes, em temas relacionados com o desenvolvimento pessoal, social, académico e profissional, servindo de orientação e ajudando a gerir a ansiedade em épocas de stress. As consultas de Psicologia estão também disponíveis para os funcionários e “ à comunidade, casos as pessoas sintam necessidade de obter apoio psicológico especializado”.
Quanto às especialidades de Osteopatia e Podologia”, João Martiniano acredita ser “uma mais valia enorme ajudar quem no sistema de saúde não consegue ter resposta adequada”.
A Podologia tem como objetivo a investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o pé e as suas repercussões no organismo humano. Na Clínica Académica, os pacientes podem contar com um diagnóstico e tratamento das doenças dos pés em diversas áreas de intervenção.
Já a Osteopatia é a terapêutica que tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas. Na Clínica Académica, são utilizadas uma variedade de técnicas, essencialmente manuais, necessárias à regulação das disfunções e melhoria do estado de saúde dos pacientes.
Para além das consultas nestas três áreas da saúde, a Clínica Académica também tem sido local de rastreios que são promovidos junto das comunidades, académica e local “promovendo a escola e as suas diversas áreas da saúde”. O principal objetivo é sempre “o apoio à comunidade tendo em conta as suas características e também a responsabilidade que temos enquanto Escola Superior de Saúde pertencente à Cruz Vermelha Portuguesa”, conclui João Martiniano.
A importância da prática clínica por parte dos alunos
De acordo com João Martiniano, no ano passado, a Clínica Académica conseguiu “ ter mais de 300 pacientes observados proporcionando aos estudantes mais de 12 mil horas de estágio”. “A clínica possibilitou ainda termos equipas de alunos a assistir às práticas clínicas ao mesmo tempo, nos cursos de Podologia e Osteopatia”, revela o professor.
O objetivo passa por fazer com que o aluno faça uma transição suave entre a parte teórica e a prática clínica. Quando se aproximam do quarto ano da licenciatura, os estudantes vão tendo cada vez mais autonomia, passando os docentes a fazer o controlo dos tratamentos “sem intervir muito”.
«Este mix académico e clínico é fundamental e os docentes que apoiam os estágios têm muitos anos de experiência clínica o que acaba por ser uma mais-valia»
João Martiniano, Diretor Clínico da Clínica Académica
A Clínica Académica tem também como objetivo ser “um centro de investigação que apoie a investigação clínica”, dotando assim os alunos com a capacidade de “produzir ciência”. “Este mix académico e clínico é fundamental e os docentes que apoiam os estágios têm muitos anos de experiência clínica o que acaba por ser uma mais-valia”, afirma João Martiniano.
Além da Clínica Académica, que permite aos alunos “estar preparados para entrar em qualquer clínica e começar a sua prática” e que “consigam ver casos clínicos muito diferentes”, a ESS CVP Lisboa também tem protocolos complementares com instituições parceiras nas quais os estudantes conseguem ter contacto com outro tipo de pacientes e patologias.
Conhece mais sobre a Clínica Académica da ESSCVP-Lisboa clicando aqui.