A ESAI é uma instituição de ensino superior (IES) politécnica privada, não integrada, com sede em Marvila, Lisboa, e é a única escola em Portugal a ministrar ensino superior exclusivamente na área do imobiliário, há 34 anos. Tem na sua oferta formativa cursos de Licenciatura em Gestão Imobiliária, e em associação com o Instituto Politécnico de Tomar ministra licenciaturas em Gestão da Edificação e Obras, em Engenharia Civil, bem como o Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários.
Nos últimos anos, a ESAI tem desenvolvido uma política estratégica para a investigação científica, articulada com o projeto educativo, de forma a canalizar os recursos disponíveis para o desenvolvimento das áreas de especialização da instituição e fomentar o envolvimento de professores, estudantes e empresas, potenciando a produção e transferência de conhecimento para a sociedade.
“A ESAI é um espaço educativo muito particular porque alia a componente educativa à experiência prática, e na medida em que muitos alunos têm experiência profissional. Outra particularidade é o facto de o corpo docente, não obstante o trabalho académico, estar alinhado com a realidade do setor. Muitos dos docentes da ESAI são profissionais que atuam no imobiliário há muitos anos”, refere o Professor Doutor Mário Durão, Diretor da ESAI.
A estudante Constança Henriques tem 19 anos e referiu “desde sempre, tive um grande interesse em trabalhar com imóveis e escolhi Gestão Imobiliária porque acredito que este curso me dará as competências e os conhecimentos necessários para ter sucesso neste setor em constante evolução. A minha experiência no curso tem sido extremamente enriquecedora.” Entre os desafios que tem encontrado, Constança Henriques refere que as disciplinas lhe têm proporcionado uma base sólida de conhecimentos e que contacta “com colegas mais velhos que já possuem uma grande experiência no ramo e isso constitui uma oportunidade para aprender ainda mais. A minha idade também traz vantagens, como por exemplo uma mente aberta para novas tecnologias e tendências futuras do mercado.”
A ESAI é uma IES que espelha bem aquilo que é a realidade do ensino superior quanto à heterogeneidade dos estudantes quanto à experiência académica e profissional, mas também do ponto de vista da idade. Alexandre Sanches decidiu voltar a estudar mais tarde e tem tido muito sucesso no seu percurso. “Quando decidi embarcar na jornada académica, aos 44 anos, sabia que estava a iniciar um percurso que não só moldaria a minha carreira profissional, mas também a minha realização pessoal.” Questionado sobre os motivos pelos quais escolheu a ESAI, diz que “foi uma decisão ponderada e estratégica, e hoje vejo que fiz a escolha certa. O meu pai também se formou aqui. A reputação académica sólida da ESAI e o seu reconhecimento como líder no ensino do setor imobiliário foram determinantes na minha decisão.”
Alexandre Sanches refere também que participou “em projetos de grande escala e de responsabilidade social, aplicando os conhecimentos adquiridos em contextos reais”. "Sinto-me preparado para os próximos desafios e confiante de que a formação recebida será um alicerce sólido para a minha carreira.” Terminou a licenciatura em Gestão Imobiliária e candidatou-se ao Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários. Destaca ainda que a ESAI “é rigorosa, credível e humana, oferecendo toda a infraestrutura necessária para apoiar o estudante.
Simultaneamente, é vanguardista no conhecimento técnico e prático do imobiliário, sendo o benchmark nacional nesta área. O Diretor da ESAI considera que “o ambiente na ESAI é de proximidade, sem desvirtuar a exigência e o rigor que se impõem. O acompanhamento aos estudantes por parte dos docentes e funcionários é sistemático e isso tem sido absolutamente marcante no seu percurso académico.” Quanto ao futuro, o Diretor da ESAI refere que “é uma prioridade a manutenção da afirmação de uma cultura de qualidade, de sustentabilidade e de melhoria contínua do desempenho, por forma a que a ESAI continue a ser a escola de referência no setor imobiliário."