A Linha de Apoio Inter-pares (LAIp) é uma iniciativa do Programa Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC, que atende, sinaliza e encaminha estudantes, através de um programa de apoio telefónico. O projeto nasceu durante a pandemia de Covid-19, no âmbito do Plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional da Escola.

Do lado de lá do telefone, e sob anonimato, estarão alunos voluntários, com formação e disponibilidade para ouvir, acompanhar e encaminhar os colegas para outras estruturas de apoio, se necessário. Até ao momento, nove estudantes já concluíram a formação, mas a ideia passa por aumentar o número de voluntários. “O anonimato, de ambos os lados, é essencial para se sentir que é possível conversar sem risco de devassa ou qualquer tipo de constrangimento”, referiu a coordenadora da LAip, Fátima Feliciano.

 

 

Com início a 23 de novembro, a LAIp funcionará, inicialmente, quatro dias por semana – terça, quarta, quinta-feira e domingo, entre as 21h00 e as 23H00 –, com dois números de telefone disponíveis: 239 802 431 e 965 912 209.

“Este é mais um programa inovador, que nos dá mais uma ferramenta para estarmos atentos às situações que possam surgir, para que a escola possa antecipar cenários que possam levar, por exemplo, a situações extremas de desistência do ensino superior”, destacou o presidente da ESTeSC-IPC, João José Joaquim.