As Jornadas ORSIES 2024 decorreram hoje no Auditório Óscar Soares Barata, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa. Em cima da mesa estiveram temas como a responsabilidade social e a sustentabilidade, nomeadamente nas dimensões da governação, no domínio ambiental e na dimensão cultural.

O Diretor Executivo do ISCSP, Jorge Piteira Martins, deu as boas-vindas a todos os participantes e agradeceu a oportunidade dada à instituição para acolher estas jornadas. Falou também do foco do ISCSP em estender a sua presença na sociedade, através do reforço de parceiros e da implementação de projetos que envolvam alunos e o pessoal docente. “É importante colocar mãos à obra”, finalizou.

Seguiu-se o Diretor Geral da FORUM Estudante e do ORSIES, Gonçalo Gil, que igualmente saudou todos os participantes, dando-lhes as boas vindas e agradeceu ao ISCSP o acolhimento destas jornadas. Falando do trabalho que nos esperava neste dia, Gonçalo Gil disse que o maior foco ia recair no Livro Verde e outras temáticas “que há que consolidar e construir”. Mencionou que este deve ser um trabalho “feito com tempo”, para que seja “um trabalho com o qual todos os membros do ORSIES estejam confortáveis”. Entre os temas a tratar foram mencionados o Guia do Voluntariado, onde se pretendem incluir as especificidades do voluntário no Ensino Superior e a Saúde Relacional, que também será discutida futuramente.

 

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Na ordem de trabalhos, seguiu-se a mesa redonda, moderada por Paula Guimarães, coordenadora do ORSIES e que contou com a presença de Ana Esgaio, professora auxiliar no ISCSP, Fernanda Rollo, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e antiga Secretária de Estado da Ciência e Ensino Superior e Helena Gonçalves, professora na Católica Business School do Porto.

Durante esta conversa foram abordadas diversas temáticas como o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) no campo da sustentabilidade ambiental, a importância da dimensão cultural na responsabilidade social e a matéria da Governação em temas que vão desde a igualdade de género e de oportunidades até ao assédio sexual e moral e como estes são abordados dentro das IES.

Na sua intervenção, a professora Ana Esgaio ressalvou a importância do ORSIES e do seu contributo na formalização do debate entre as IES e como é “necessário adaptar as transformações dos últimos anos ao Livro Verde, falando da responsabilidade social e da sustentabilidade”. Mencionou também a necessidade de “alinhamento com as perspetivas globais e enquadramento com as locais” e de trabalhar “o cultural como dimensão autónoma”.

 

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A professora Fernanda Rollo, abordou a necessidade de falar da ligação da cultura com a ciência e o ensino superior, da importância de discutir as responsabilidades atuais das IES, mencionando que deve haver por parte das IES um trabalho no que toca a convergência cultural, frisando que existe hoje “a obrigação de perceber que os nossos patrimónios naturais e culturais se cruzam”. Há também que compreender as novas e oportunidades que se apresentam às IES, ser feita uma leitura dos novos estudantes e também “compreender que competências sociais e culturais se querem proporcionar no plano do Ensino Superior”.

Quando chamada a intervir, a professora Helena Gonçalves trouxe também para a mesa a discussão sobre o papel da Inteligência Artificial no ensino superior, que vai levar à discussão em várias dimensões éticas quanto à autenticidade “enquanto pessoa e sobre a propriedade intelectual”. Entre temas a ser abordados e que devem entrar no Livro Verde, mencionou que devem ser discutidos temas como a igualdade de género e oportunidades, bem como o assédio moral e sexual e também a necessidade de discutir temas como a relação da ética e a cultura com a responsabilidade social universitária e a sustentabilidade.

Terminada a mesa redonda e o espaço de perguntas abertas aos participantes, todos foram convidados a juntarem-se ao Coffee Break antes de se seguir para as salas de trabalho de grupo.

Neste momento dos trabalhos todos os participantes foram divididos em quatro salas e trabalharam em diversos temas, como o Modelo de Governo da Sustentabilidade nas IES, a Ética, Transparência e combate à corrupção, a Dimensão Cultural e a Dimensão Ambiental. Este momento de trabalho ocupou o final da manhã e a tarde destas Jornadas ORSIES.