O que caracteriza a ESTeSC?
É uma escola pequena, em que conhecemos todas as caras por que passamos nos corredores, sejam estudantes, docentes ou funcionários. Desta forma, é mais fácil encontrar soluções para os problemas dos alunos. Por outro lado, é uma instituição que valoriza formar não só profissionais de excelência como também pessoas de excelência.
E o que pode um aluno esperar se escolher a ESTeSC?
Inicialmente, pode esperar uma comunidade recetiva, de braços abertos, com atividades e iniciativas para a melhor integração no meio académico. Depois, pode esperar um desenvolvimento completo de competências relevantes para o mercado de trabalho e não só.
«Uma das grandes questões ligadas ao Ensino Superior é a sua relação com o local […} o interior é tão bom como o resto de país, promovendo até uma relação mais saudável entre a vida pessoal e a vida académica»
Mariana Rebelo, presidente da AE ESTeSC
O que é que, da tua experiência, mais vais acarinhar no futuro?
Acho que será sobretudo o contacto com as pessoas. É mesmo algo que é muito único da ESTeSC. Quando começar a minha carreira, vou sempre conseguir voltar e sentir a escola como a minha casa.
Alguma mensagem que queiras deixar?
Sinto que, quando estamos no secundário e pensamos no ensino superior, podemos ter a tendência para pensar que o superior é um bicho de sete cabeças. O melhor conselho que posso dar é que não venham com a expectativa de que será um meio demasiado intenso ou difícil. Graças à ajuda e à amizade dos colegas, bem como o contacto com a restante comunidade académica, percebemos que estamos todos a trabalhar para o mesmo e acaba por ser uma experiência positiva que surge naturalmente.
«Com o apoio da ESTeSC estou a conseguir elevar e divulgar o Karaté»
Mariana Tomé, estudante-atleta do 2.º ano da licenciatura em Audiologia da ESTeSC
“Escolhi a ESTeSC porque sou de Coimbra e queria seguir um curso na área da Saúde. Tem sido uma experiência enriquecedora – a vida académica de Coimbra é especial e é diferente vê-la ou vivê-la. Para quem é de Coimbra, acaba por ser único poder viver esta cultura académica da nossa cidade. Sinto-me motivada no curso, porque os docentes me incentivam muito a fazer novas aprendizagens e porque sei que existem muitas oportunidades nesta área. Sou estudante-atleta e conquistei o Campeonato Nacional Universitário de Karaté em 2023/2024. Senti muito orgulho por representar a ESTeSC, o IPC e Coimbra e também esta modalidade que penso que não é tão valorizada como deveria ser. Com conquistas como esta – e com o apoio da escola e do IPC – sinto que estou a conseguir elevar e divulgar este desporto”.