Tendo como inspiração a Dieta Mediterrânica, a NOVA Medical School, em parceria com a Fundação Casa Hermes e a marca portuguesa Costa Nova, apresentou o "Prato em T". Esta ferramenta de educação alimentar, de acordo com a NOVA, "une ciência, educação e design" e foi "criada para reforçar a literacia em saúde com foco na alimentação."

"Prato em T" ilustra quais são as proporções aconselhadas para uma refeição equilibrada: metade do prato para produtos hortícolas, um quarto a cereais, derivados, tubérculos e leguminosas; e o quarto restante a carne, pescado ou ovos. "Além de representar estas proporções, o Prato em T funciona como guia prático para a composição de refeições no dia a dia, promovendo escolhas saudáveis em casa, mas também em contextos educativos e institucionais", explica a NOVA Medical School em comunicado.

 

 

 

“Este é um exemplo de como a ciência pode ser traduzida em instrumentos simples, intuitivos e úteis para a população", começou por destacar a nutricionista e professora da NOVA Medical School, Conceição Calhau. A docente destacou ainda que esta é uma ferramenta que tem como objetivo "capacitar as pessoas para escolhas que promovam saúde, bem-estar e longevidade, tornando o conhecimento acessível e aplicável no dia a dia"

A importância dos hábitos alimentares

A NOVA Medical School acrescenta no comunicado que hábitos alimentares inadequados continuam a ser um dos principais fatores de risco associados à obesidade e à carga de doença em Portugal. No ano de 2021, "foram o 5.º fator de risco com maior impacto na perda de anos de vida saudável e o 3.º que mais contribuiu para a mortalidade, sobretudo através de doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal e neoplasias"

 

Prato em T adulto 1

 

Alguns dos hábitos alimentares com maior responsabilidade são "o baixo consumo de cereais integrais e fruta, e o elevado consumo de carne vermelha e processada e sal".

A obesidade também continua a ser um desafio para a saúde pública em Portugal. Esta afeta, atualmente, 28,7% da população adulta e 13,5% das crianças.

O "Prato em T" encontra-se disponível em versão para adultos e crianças. Podes descobrir mais aqui