A Universidade de Lisboa (ULisboa) vai apresentar hoje, a partir das 16h, no Pavilhão de Portugal, o programa "PerCursos Singulares". Esta é uma iniciativa que procura abrir as portas do ensino superior a pessoas com dificuldades intelectuais e psicossociais.
Na página do programa, a ULisboa descreve este como sendo "um programa educativo, científico e cultural que promove uma abordagem inovadora e inclusiva ao ensino superior, com foco na capacitação individual e na integração do mercado de trabalho". O "PerCursos Singulares" não tem "exigência de requisitos prévios" e não confere grau académico, mas "oferece uma formação personalizada", através da frequência de "unidades curriculares isoladas" em diferentes áreas, das Ciências às Artes, passando pelas Humanidades e Engenharias. Os alunos do curso vão ter "acompanhamento individualizado" e o mesmo vai focar-se no seu "desenvolvimento pessoal, académico e profissional".
O "PerCursos Singulares" destina-se a "pessoas com dificuldades intelectuais e psicossociais, com mais de 16 anos" e que tenham "dificuldades em diferentes domínios que causam sofrimento ou prejuízo substancial nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes do funcionamento", afetando assim "as suas atividades de vida diária e ocupacionais".
Vendo assim o seu acesso ao ensino superior comprometido "pelas vias atualmente existentes", o programa surge com o intuíto de promover "o crescimento pessoal e académico das pessoas com dificuldades intelectuais e psicossociais", "a formação contínua", "a integração no mercado de trabalho" e a "autonomia e independência".
Podes encontrar mais informações sobre o programa "PerCursos Singulares" aqui.