O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) anunciou hoje que vai desenvolver
projetos de investigação e de formação nas áreas do envelhecimento, da educação social e do envelhecimento ativo. Estas ações estão incluídas no âmbito da parceria estabelecida com o Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social e a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda – UDIPSS.

“Esta parceria é muito importante para o arranque de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população idosa da região", afirma o presidente do Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas, que explica que esta instituição de ensino superior vai "colaborar ativamente na formação e na investigação na área da educação social gerontológica”.

A proximidade e a experiência de trabalho do Centro Distrital da Guarda da Segurança Social e da União Distrital das IPSS da Guarda em lares e IPSS são destacadas por Joaquim Brigas como elementos-chave para uma implementação eficaz do programa, que incluirá a realização de conferências e seminários.

O protocolo de cooperação já foi assinado na Guarda, sendo que a parceria prevê a criação de “programas que permitam intervir junto dos cidadãos seniores e de populações em situação de fragilidade”, com vista à autonomização destes e à sua melhor integração social, e a promoção de abordagens transgeracionais e integradoras que promovam o “bem-estar e a saúde física e mental da população mais idosa”.