Com um papel próximo da comunidade, o Instituto Politécnico de Portalegre desenvolve grande parte da sua oferta formativa, desde os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), às licenciaturas, às pós-graduações e mestrados têm uma ligação direta ao território e no caso dos CTeSP, são feitos em parceria com as empresas locais e regionais, com o intuito de promover o desenvolvimento. Tal ligação tem um impacto que vai “além da componente de afirmação empresarial”, afirma o Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Carlos Loures.
Os alunos do Politécnico de Portalegre ao longo da sua formação, têm contacto direto com empresas da sua área de atividade, o que facilita o processo de empregabilidade dando a conhecer aos estudantes quais são as empresas da região que operam na sua área de conhecimento.
Segundo Luís Carlos Loures, a estratégia para uma instituição como o Politécnico de Portalegre, que se encontra numa fase de “afirmação e crescimento”, é o “alargamento da oferta formativa” que responda “às necessidades da região”. Como exemplo, o Presidente do Politécnico de Portalegre deu como exemplo a abertura do curso de Fisioterapia e o regresso do curso de Engenharia Civil, devido à “procura muito significativa das empresas sediadas na região”. “Porque são área em franca expansão e empregabilidade e por isso, por norma as pessoas tendem a fixar-se ou na região onde estudam, ou na região de onde são provenientes”, explica.
“Esperamos que num curto espaço de tempo já tenhamos mais um conjunto de infraestruturas que nos permitam alargar a oferta formativa”, esclarece Luís Carlos Loures. Entre esse conjunto de infraestruturas encontra-se uma nova escola em Elvas, que sirva para acomodar o “crescimento significativo” da Escola Superior de Biociências de Elvas e o alargamento da Escola de Pós-Graduações, no Campus Politécnico, para dar resposta às necessidades da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD) e da Escola Superior de Saúde (ESS), escolas que “cresceram 50% em termos de números de alunos”, revela.
Sabe mais sobre o Politécnico de Portalegre aqui.