A empresa de criação de jogos Infinity Games estabeleceu, em parceria com o Human Neurobehavirol Laboratory, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto, o projeto Gain que alia as Neurociências à área do desenvolvimento de jogos para telemóveis.

O papel do HNL é o de disponibilizar uma ampla experiência no desenho e implementação de estudos científicos, infraestruturas de investigação e recursos humanos preparados para garantir o sucesso da investigação. Já o papel da Infinity Games é o de disponibilizar suporte financeiro a jovens investigadores, conhecimento no desenvolvimento e comercialização de produtos, assim como uma ampla gama de produtos inovadores nessa área.

“Passamos por tempos desafiantes e queremos que os nossos jogos sejam uma ferramenta para lutar contra esses desafios. Este projeto irá ajudar-nos nessa nossa missão”, refere o Head of Business Development da Infinity Games, João Ramos. Salienta também: “Somos uma empresa que está verdadeiramente atenta para com o bem-estar das pessoas que utilizam os nossos jogos e desde o início que a nossa preocupação passa por, além de providenciar momentos de entretenimento, criar experiências que possam ser redutoras de stress e de ansiedade”.

Sobre os desafios colocados por esta parceria, João Ramos refere que “prendem-se com o contexto que atravessamos e não com a parceria em si. Em primeiro lugar, a indústria dos jogos não tem um relacionamento muito positivo com a saúde. Depois, o mercado dos jogos é um mercado de rápida evolução e transformação, que exige decisões muito rápidas e foco quase exclusivo na receita do próximo trimestre ou dos próximos seis meses. Avizinham-se tempos de muita colaboração e investimento”, conclui.

Já a investigadora e coordenadora do GAIN, Patrícia Oliveira-Silva, explica que um dos grandes objetivos deste projeto é o de “criar uma parceria a longo prazo entre os dois parceiros que represente uma boa prática que interliga interesses, valores, investimento, estratégias e objetivos comuns”. Ao longo do projeto GAIN, a equipa pretende também desenhar e validar novos protocolos de validação de produtos, que são aplicados como uma ferramenta para incentivar a mudança comportamental e promover atitudes desejadas em diferentes dimensões, relacionadas com o bem-estar dos seus utilizadores, nomeadamente na ansiedade e noutras funções neuro cognitivas.

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