De pequeno-almoço tomado, o grupo apressou-se até à Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém [ESGTS], onde foram numerados de 1 a 10 – e mais tarde viriam a perceber o porquê. O programa do dia foi apresentado no auditório, no qual se encontravam os professores responsáveis pelas atividades da manhã, representantes da Associação de Estudantes [AE] e o Diretor Sérgio Cardoso. Não tardariam a perceberem o intuito por detrás dos números com os quais tinham sido marcados: estava na hora de os alunos se dividirem em dez grupos para o Peddy Paper “Conhece a Gestão”. O objetivo, explicado pela docente Susana Leal, seria “despertar o interesse pela Gestão e perceber que se trata de um mundo diversificado de matérias”, realizando uma série de atividades e respondendo a desafios relacionados com os temas da Gestão de Empresas, bem como explorando as infraestruturas da Escola. Eram 5 as estações – distribuídas pelo edifício principal, pelo edifício M e pela biblioteca – nas quais os participantes deviam cumprir tarefas: Marketing – "Cria a tua marca"; Finanças – “Quem quer ser Gestor”; Contabilidade – “Lança o dado e responde à pergunta”; Gestão de Operações – “Encontra o livro; e Recursos Humanos – “Quem é quem?”.

IPSantarém 360º 4 02

Na estação de Marketing, o objetivo era o de, em 5 minutos, criar um nome e um slogan para uma marca de champô de cabelo. Em Finanças, responderam-se a questões sobre Gestão, numa sequência de perguntas que dariam o número de pontos igual ao do patamar cuja resposta errassem. A estação de Contabilidade procurou fomentar um pensamento lógico, ao propor a “descoberta do intruso”. Gestão de Operações pretendia estimular os alunos ao recurso de livros durante o estudo: “Em Gestão nós temos de fazer muita pesquisa, até a nível de mercado. O facto de os alunos terem de procurar os livros é uma forma de aprenderem a pesquisar e a como encontrar algo.” – afirma a responsável pela atividade. Acrescenta ainda que “hoje em dia, os miúdos tendem a procurar só na Internet” e pressupõe que a dificuldade que têm a concretizar a tarefa seja o reflexo disso. Por último, surge a estação de Recursos Humanos, na qual se lançou um dado; e o número que saísse correspondia a uma imagem de alguém que os estudantes deveriam identificar.

IPSantarém 360º 4 03

Depois do Peddy Paper, seguiram-se mais 4 atividades: “Seis Chapéus do Pensamento”, “Uma Viagem ao Mundo da Programação”, “Animação Multimédia” e “O que sabes sobre Negócios e Contabilidade?". Na primeira, os alunos recorreram à técnica “Seis Chapéus do Pensamento” e, com a ajuda dos professores José Figueiredo e Cristina Gomes, resolveram um de três problemas propostos, usando este método usado na tomada de decisões, tendo em consideração diferentes pontos de vista. Na segunda, Jorge Constantino e Mário Duarte propuseram uma “viagem desafiante” ao mundo da programação e deram umas luzes de como se constrói um programa e da relação entre o robôs e as linhas de código. Na “Animação Multimédia”, o docente Cláudio Barradas transmitiu noções de construção de um jogo – desde a sonoplastia à narrativa – e ofereceu aos participantes a oportunidade de experimentar jogos desenvolvidos por alunos da ESGTS. E na atividade sobre Negócios e Contabilidade, jogou-se um jogo da Glória com um quiz sobre o tema.

IPSantarém 360º 4 04

Depois de almoço, o Diretor da Escola voltou a entrar em ação. Distribuíram-se papéis numerados de 1 a 50 e, após apresentar a oferta formativa, foram sorteados cinco desses números que, posteriormente, receberam headphones como prémio. Além disso, foi também distinguida a equipa vencedora do Peddy Paper, que recebeu um cachecol da AE, um diploma e um certificado. Antes de encerrar, Sérgio Cardoso não poupou nas palavras: “Vocês animaram muito o nosso dia. Espero que tenham gostado. Foi um prazer”.

IPSantarém 360º 4 05

De volta à Residência por breves instantes, os participantes prepararam-se para a seguinte atividade: uma aula de pilates (com um twist). Foram recebidos pelo professor e coordenador do Gabinete de Desporto [GaD] do Politécnico de Santarém, Miguel Serra Silva. O GaD exerce as suas funções nos domínios da responsabilidade técnica e dos programas de atividade física e desportiva. Procura criar parcerias; uniformizar e divulgar toda a informação desportiva; organizar a Gala do Desporto; apoiar financeiramente atletas representantes do IPSantarém nas competições universitárias; e disponibiliza o Fitness Centre, de forma a complementar os processos inerentes ao treino. Finda a apresentação do Gabinete, Miguel Silva preparou os jovens para uma aula de pilates no mínimo singular. Com uma fusão de modalidades desportivas, o docente proporcionou uma tarde de música, de energia e de muitas gargalhadas.

IPSantarém 360º 4 06

No fim da tarde, o grupo partiu à descoberta da cidade de Santarém e, do centro histórico à paragem obrigatória no Jardim das Portas do Sol, muitos foram os detalhes arquitetónicos que puderam observar. E assim terminou o dia, com um lusco-fusco sobre o Tejo; haveria lá melhor forma!

IPSantarém 360º 4 07