O dia amanhece na Residência do campus e os jovens preparam-se para voltar a casa. Mas antes disso e já de malas feitas, é imperativo fazer uma última paragem na Escola Superior de Saúde de Santarém [ESSS] – a quinta e última unidade orgânica do Politécnico de Santarém. As apresentações do programa e da oferta formativa tiveram lugar no auditório Professora Maria de Lurdes Asseiro. Com uma comitiva constituída por representantes da Associação de Estudantes, pela professora Celeste Godinho – responsável pela organização do dia – e pelos coordenadores dos cursos, foram exploradas as Licenciaturas, os CTeSP e a vida académica da ESSS. Consideraram-se os participantes “proativos, preocupados e interessados” pela sua presença na Academia e refletiu-se sobre “o privilégio” que têm por ali estarem, rodeados de atividades no contexto de Ensino Superior e de pessoas com as quais podem esclarecer dúvidas, até porque a fase de escolha é “uma das mais importantes” da vida dos jovens. Desejou-se ainda “um dia feliz para todos, com alegria, boa disposição e boas recordações”.
Ainda da parte da manhã, os estudantes puderam participar em dois de quatro workshops: “Vamos Salvar Vidas”, “Uma experiência de relaxamento”, “Vamos cuidar de bebés” e “Vamos ajudar reabilitando”. No primeiro, a professora Isilda Correia começou por explicar o conceito de Suporte Básico de Vida [SBV], fazendo-se acompanhar de um vídeo que explicava todos os passos a seguir num caso em que a pessoa esteja inconsciente – verificar as condições de segurança e o estado de consciência; permeabilizar a via aérea; ver, ouvir e sentir a respiração da vítima durante 10 segundos; ligar para o 112 com instruções claras; e iniciar as compressões. Depois de algumas dúvidas esclarecidas, os alunos puderam experimentar fazer compressões num manequim e descobriram que a música Stayin' Alive, dos Bee Gees, marca o ritmo perfeito.
No caso da experiência de relaxamento, o nome fala por si. Os participantes aproveitaram para descansar um pouco, de forma tranquila e relaxante. Na atividade “Vamos ajudar reabilitando”, os alunos experimentaram subir escadas com um andarilho, de forma a detetar técnicas de adaptação a situações de mobilidade reduzida. Já no workshop neonatal, exploraram-se as necessidades básicas de um bebé e o que os vários tipos de choro podem representar; aprendeu-se a dar banho a um bebé – desde o cuidado a ter com a temperatura da água à forma como segurar nele – e a trocar uma fralda.
Depois de almoço, foi altura de regressar ao auditório. Falou-se dos contextos profissionais nos quais um aluno da ESSS poderá estar inserido, nas características do Hospital de Santarém e na vida de um enfermeiro numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados [UCCI]. As equipas de Saúde nas UCCI abrangem assistentes operacionais e sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas da fala e até terapeutas ocupacionais. O enfermeiro desempenha então um papel fundamental nestas Unidades, pela permanência física constante junto dos utentes e pela ponte que cria entre todos os elementos de uma equipa de Saúde. O ex-aluno Rúben Gonçalves teve ainda a oportunidade de partilhar a sua experiência enquanto enfermeiro no contexto desportivo. Agora a trabalhar com o Sporting Clube de Portugal, o profissional preparou um pitch sobre as áreas de atuação do Enfermeiro no Desporto – desde a integração numa equipa multidisciplinar à operacionalização e reabilitação diárias, passando pela intervenção nas áreas de prevenção. Para terminar, os grupos tiveram direito a uma visita guiada às instalações da ESSS.
A Academia IPSantarém chegou ao fim, mas ocupa um lugar especial nos corações dos participantes. Acreditam levar “amizades para a vida” e garantem que o seu futuro ficou agora mais claro, independentemente de o seu futuro ser em Santarém. De primeira viagem ou não, os participantes tinham expectativas elevadas e garantem que todas elas foram cumpridas, numa semana “bem conseguida”. Conhecer as Escolas, o Instituto Politécnico ou até mesmo a cidade de Santarém: foram 5 dias regidos pelas palavras de ordem Educação, Amizade e Futuro. Afinal de contas, os participantes apenas fecharam um capítulo daquela que é uma história com muito por escrever.