O final da academia IPSantarém 360° 2024 ficou marcado pela exploração de diferentes áreas desde a gestão até à programação, passando pela contabilidade e pelas técnicas de tomada de decisão. Ainda que as atividades tenham decorrido apenas durante a parte da manhã, este último dia não deixou de permitir aos estudantes conhecer outra área de conhecimento lecionada no Politécnico de Santarém.
Durante a manhã, os participantes foram recebidos pelo subdiretor da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Luís Barradas, para uma sessão de acolhimento no auditório desta escola. Além de uma breve apresentação sobre a escola e a sua oferta formativa e diferentes projetos, Luís Barradas não deixou de mencionar a importância desta visita, incentivando os participantes da academia a aproveitarem cada segundo. “Espero que este dia seja uma oportunidade para se divertirem a aprender”, destacou o subdiretor da ESGT.
Passando a palavra ao professor José Carlos, os próximos minutos foram dedicados a um jogo sobre gestão, “Quem quer ser Gestor?”. Através da plataforma online Mentimeter, os alunos utilizaram os seus telemóveis para responder a um quizz interativo. Após responderam a doze questões dentro da área da gestão, foram atribuídos os prémios aos três melhores classificados, uns auriculares sem fios ao 3º e 2º lugares e uns auscultadores sem fios ao 1º lugar.
Explorar a Gestão e Tecnologia
Após esta primeira sessão, os alunos dividiram-se em três grupos para participarem numa sequência rotativa de workshops em diferentes salas da ESGT, acompanhados por professores e estudantes da escola.
Numa primeira sala, o grupo foi recebido pelos professores Jorge Constantino e Filipe Cardoso para uma atividade sobre a Internet das Coisas (IoT). “Quem é que já teve contacto com programação?”, começou por questionar o professor Filipe Cardoso. Contando com a presença dos estudantes Daniel Vormicogio e Tomás Vieira, finalistas do curso superior de Informática, o professor explicou um pouco mais sobre diferentes conceitos e projetos executados nesta área. Para exemplificar algumas ideias, os estudantes finalistas mostraram em primeira mão os respetivos projetos que estão a desenvolver na área de IoT.
Já numa outra sala, a atividade centrou-se no jogo da glória, tendo desta vez como temáticas centrais a contabilidade, gestão e tecnologia. A professora Adriana Silva e o professor Pedro Oliveira deram algumas instruções aos alunos para que, a pares e através dos computadores da sala, respondessem com sucesso às questões deste jogo. "Estamos a aprender a gerir negócios com informações sobre contabilidade e sobre como sobreviver no mercado nacional e europeu", sublinhou uma das participantes da IPSantarém 360°, Sofia Silva.
Por fim, na última sala, decorreu a atividade "Seis Chapeús do Pensamento". Aqui, os professores Dário Rodrigues e Cristina Branco desafiaram os alunos a pensarem sobre as técnicas essenciais no momento de tomadas de decisão quanto à promoção de um produto. Cada um dos seis chapéus tinha uma cor e um significado. Partindo desta ideia e em grupo, os alunos resolveram um problema utilizando as técnicas inerentes a cada chapéu. Por exemplo, "o chapéu branco é para sermos mais objetivos sobre o que estamos a pensar", contou uma das participantes, Juliana Fernandes.
Neste exercício, o grupo de Juliana escolheu promover uma marca de farinha. Perante esta escolha e utilizando uma das técnicas mencionadas anteriormente, este grupo teve de desenhar uma estratégia para "convencer os jovens a comprar esta farinha", contava outra participante do grupo, Dalila Aniceto. "É através deste exercício prático que conseguimos pensar em diferentes perspetivas sobre o nosso problema, obrigando-nos a ser menos autocentrados", acrescentou Juliana Fernandes.
Para terminar esta manhã, os participantes regressaram ao auditório da ESGT para uma sessão de encerramento da visita à escola.
Aquilo que se seguiu neste último dia foi o almoço e o regresso dos participantes às suas casas. O clima de amizade era notório, sendo que antes de regressarem a casa, os alunos aproveitaram para assinar as t-shirts dos amigos que fizeram na academia, deixando algumas frases para recordação futura.