O ponto de encontro foi no Centro Academico, mas os locais de partida foram variados, desde Ponte de Lima até Setúbal, contudo a emoção e curiosidade eram partilhadas por todos. Após o almoço, Academia Summer Week começou com os participantes a aprenderem a fazer nós com arame recorrendo à matemática.
Sónia Dias, professora de matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) explicou a teoria de nós referindo que “a matemática também estuda os nós, não são exatamente aqueles nós que estamos habituados a ouvir, mas digamos que a teoria de nós é igualmente um ramo que está associado à geometria”.
Sónia Dias disse ainda quais eram as principais diferenças entre “nós” de corda e nós matemáticos: “nos nós que se estudam em matemática as pontas têm de estar unidas” e assim um nó tradicional transforma-se num nó que se chama um “nó trevo”. Salientando que se começou a estudar esta temática em 1860, “porque se achava que na teoria dos átomos, estes eram uma espécie de nós. Contudo isso mudou com a catalogação que tinha por base o número de cruzamentos que os nós precisavam de ter”.
A partir daí, começou-se a dar mais atenção a esta teoria e desde o início do século XX “houve muitos desenvolvimentos da teoria de nós e atualmente uma das aplicações e que está em grande desenvolvimento é que a teoria de nós está a ajudar a explicar algumas questões relacionadas com o DNA ”.
Depois de uma breve explicação, puderam colocar em prática o que aprenderam.
A segunda atividade, “Escape Room”, começou em grande no laboratório da ESTG e consistia na realização de dez desafios. A dedicação, persistência e trabalho de equipa fez com que todos os estudantes os concluíssem com sucesso, saindo assim mais motivados e confiantes.
Devido às alterações climáticas, é urgente criar alternativas sustentáveis para preservar o planeta. Por este motivo, a atividade “O funcionamento das Energias Renováveis” revelou-se de extrema importância, onde se falou da utilidade da energia eólica em todos os setores industriais.
Os participantes mostraram-se muito contentes e ansiosos pelo dia de amanhã. Bruna Serafim foi uma delas afirmando que “Estou a gostar do primeiro dia. Fizemos atividades muito interessantes e fiquei a conhecer mais.” Madalena Guerreiro concordou, dizendo “gostei das atividades que decorreram da parte da tarde e tenho curiosidade em saber como vão ser as próximas, por exemplo as atividades fitness”.
Madalena já sabe o que quer seguir “eu acho interessante a área do jornalismo”, mas não descarta a oportunidade para conhecer outras áreas.
Também sobre o primeiro dia do IPVC Summer Week, Mariana Caldeira, uma das participantes, disse que “decidi participar nesta Academia, porque está ligada com áreas que eu pretendo seguir: biologia e aplicação às tecnologias”.
O dia de amanhã irá contar com atividades ligadas à ilustração e à gestão de emoções e do stress.