Foi por influência da avó que a Bruna Vieira ganhou um interesse na área da saúde. “A minha avó era enfermeira e sempre tive contacto com essa profissão”, conta a estudante. Na altura de escolher um curso superior, Bruna escolheu a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC). Hoje, a perceção que tem da profissão na área da Enfermagem é muito diferente, conta: “Percebi que a Enfermagem vai muito além do que as pessoas, muitas vezes, pensam. Não é só ‘dar picas’. É cuidar, é um ato humano”.
Bruna Vieira tem 21 anos e é estudante da licenciatura em Enfermagem da ESS-IPVC
Durante a tarde de hoje, Bruna foi uma das seis estudantes do curso de Enfermagem da ESS-IPVC que recebeu os participantes da Academia IPVC Summer Week. O objetivo passou por “dar a conhecer um pouco mais sobre a profissão de enfermeiro ou enfermeira”, explicou a estudante do ensino superior. As atividades práticas realizadas dividiram-se em três estações, ensinando a avaliar a tensão arterial, a identificar uma veia e a fazer um penso. Estas atividades práticas, explica Bruna, vão ao encontro do “ensino prático que existe nesta escola, com várias horas de aulas práticas que ajudam na aprendizagem”.
Durante a tarde de hoje, seis estudantes da ESS-IPVC deram a conhecer mais sobre Enfermagem.
Esta foi uma das atividades do primeiro dia da IPVC Summer Week – a academia organizada pela Forum Estudante, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) que se propõe a “viajar por várias áreas do saber”, levando vinte estudantes do ensino secundário e profissional, vindos de várias zonas do país, a realizar atividades práticas, durante cinco dias. Para além da Saúde, áreas como a Educação, a Tecnologia ou as Ciências Agrárias estarão em destaque durante a semana.
Como medir a tensão arterial ou fazer um penso foram algumas dos temas das ações.
Graças às atividades realizadas na ESS-IPVC a área Saúde foi a primeira paragem neste roteiro vocacional. “É uma forma destes estudantes obterem mais informação antes de escolherem uma área profissional”, explicou a docente da Escola de Saúde de Viana do Castelo, Cândida Cracel: “É importante não decidir no desconhecimento e, por isso, dinamizámos algumas atividades que mostram o que se faz nos cursos [desta escola]”.
Para além das ações inseridas na área da Enfermagem, os participantes da IPVC Summer Week realizaram também atividades no Curso Técnico Superior Profissional em Termalismo e Bem-Estar, experimentando algumas técnicas de relaxamento realizadas por estudantes deste curso do IPVC.
Estudantes do CTeSP de Termalismo e Bem-Estar deram a conhecer algumas técnicas de relaxamento.
A formação, explicou Cândida Carcel, foi criada pela ESS-IPVC há cerca de seis anos, com o objetivo de “responder a uma necessidade que sentimos que existia na região Norte, garantindo profissionais qualificados para trabalhar na área do Termalismo”. O balanço, acrescenta a docente, é positivo: “A maioria dos estudantes que completaram o curso já estão a trabalhar e temos recebido um bom feedback por parte das empresas”.
A IPVC Summer Week continua amanhã, com um dia centrado nas Ciências Agrárias. Para além de uma visita a Sistelo, para observação da fauna e flora locais, o dia vai levar os estudantes do secundário e profissional até ao laboratório, para várias experiências e atividades.