O quarto dia da IPVC Summer Week começou com uma viagem até Valença, uma das cidades mais a Norte de Portugal. É nesta cidade raiana – do outro lado do rio Minho, espreita a cidade espanhola de Tui – que se encontra a Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). “Sejam bem-vindos à ESCE”, começou por dizer aos participantes a sub-diretora da ESCE-IPVC, Sónia Carvalho, explicando que, durante a manhã de hoje, seriam realizadas “atividades ligadas a áreas fundamentais desta escola”.

Divididos em dois grupos, os estudantes do ensino secundário e profissional que participam na IPVC Summer Week realizaram atividades em duas áreas – Logística e Marketing Digital. Num dos espaços, duas docentes da ESCE-IPVC fizeram uma demonstração de um protótipo de uma fábrica inserida no paradigma 4.0. Numa outra sala, dois professores do curso de Marketing e Comunicação Empresarial dinamizaram um workshop para criação de conteúdos.

 

 MG 6590

 MG 6617

 

Na atividade ligada à Logística, foi possível observar como as fábricas inteligentes integram robots, sensores e tecnologias digitais para alcançar a automatização de processos. “O nosso objetivo passou por destacar esta temática que consideramos importante”, explicou à FORUM a docente Ângela Silva, que partilha o objetivo de, de igual forma, evidenciar “as várias áreas envolvidas nestes processos como Logística, Engenharia Eletrónica ou Tecnologias Digitais”.

Para a docente, a área da Logística começa agora a ser “mais conhecida pelos jovens”, sobretudo, devido à “procura intensa de profissionais por parte das empresas”. No curso de licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística, revela, vários estudantes recebem mesmo ofertas de emprego ainda antes de completarem o curso. “O curso inclui um período de estágio realizado nas empresas, que, este ano, já fizeram propostas a vários alunos”, conta, antes de concluir: “Para nós, é uma grande alegria e um reconhecimento do trabalho realizado”.

 

 MG 6621

 MG 6664

 

Por dentro do Marketing Digital

Numa sala contígua, o desafio era múltiplo. Enquanto alguns estudantes escreviam uma notícia sobre a presença da IPVC Summer Week em Valença, outros faziam uma recolha fotográfica no campus da ESCE-IPVC. No final, os participantes foram ainda desafiados a criar conteúdo para as redes sociais, a partir da recolha realizada.

O coordenador da licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial, Álvaro Cairrão, explicou à FORUM que estas atividades “constituem uma pequena amostra do tipo de atividades realizadas” nesta licenciatura. Para além do Marketing Digital, temas como a comunicação de marca, a elaboração de planos de negócio ou a organização de eventos são abordados, no âmbito do plano curricular. Relativamente a esta atividade, o docente da ESCE-IPVC considera que esta foi uma forma de, “a partir de uma linguagem que é próxima dos estudantes, ao utilizarem as redes sociais”, poderem conhecer “as diferenças da dimensão profissional”.

 

 MG 6636

 MG 6658

 

 

Segundo Álvaro Cairrão, o ensino praticado na ESCE-IPVC distingue-se pela “proximidade entre estudantes e dos estudantes com docentes”, bem como pela localização e pela aposta num ensino prático. “A licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial disponibiliza estágios aos estudantes interessados, nomeadamente internacionais”, revelou o professor.

 

Desporto e Lazer

A tarde levou os participantes ainda mais a Norte, com uma viagem até Melgaço, rumo à Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC). Nesta instituição de ensino superior, houve vários desafios colocados aos estudantes, que começaram por realizar algumas atividades de avaliação física – lançamento de bola, salto vertical e teste de impulsão horizontal.

 

 MG 6719

 MG 6725

 

“É uma forma de conhecer alguns métodos de investigação dentro do treino desportivo”, explicou o docente e investigador da ESDL-IPVC, Rui Silva. Este contacto, acrescentou, é também uma forma de compreender a importância da avaliação da capacidade física de atletas e não-atletas como base do desenho de um treino. “Prescrever treino sem avaliar é prescrever treino de olhos fechados”, reforçou. O investigador realçou ainda a forma como estes exercícios se aproximam da filosofia da ESDL-IPVC – “Aproximar a Ciência da prática”: “O que pretendemos é conseguir a melhoria contínua do percurso de treino do dia-a-dia, em qualquer área desportiva”.

Depois, foi a vez de trabalhar em equipa, resolvendo alguns desafios de team building preparados pela equipa da ESDL-IPVC. Conseguir equilíbrio num baloiço ou manipular objetos em conjunto foram algumas das propostas colocadas aos estudantes. O docente da ESDL-IPVC, Francisco Caleiro, explicou que estas atividades se inserem numa das cadeiras da licenciatura em Desporto e Lazer e que, por norma, esta escola superior acolhe estudantes de várias idades para as realizar.

 

 MG 6751

 MG 6771

“São atividades que resultam sempre bem, por apostarem no trabalho de equipa e na comunicação”, realça o docente da ESDL, Francisco Caleiro, que sublinha a forma como estas ações “desenvolvem competências necessárias para qualquer área profissional”. Estudante desta instituição de ensino durante vários anos – com um percurso que iniciou num CTeSP e terminou num mestrado – Francisco Caleiro não tem dúvidas sobre quais as características que distinguem a ESDL-IPVC. “Esta é uma escola focada na componente prática, o que faz toda a diferença na preparação. É mais fácil escolher uma área com essa abordagem”, sublinha, antes de concluir destacando a proximidade que se vive na ESDL-IPVC: “É uma escola onde toda a gente se conhece. E essa partilha de experiências ajuda qualquer estudante”.