O que são direitos? Pode um crime não ser crime? O que é a lei? E porque lhe devemos obedecer? Estas são algumas das perguntas respondidas na série de vídeos lançados em março, no âmbito do projeto Justiça para Tod@s. As respostas são dadas por profissionais da Abreu Advogados, que é parceira da Forum Estudante na dinamização deste projeto.  

Para além de explicar, em termos simples, muitas definições básicas do mundo da Justiça, a iniciativa procura dar resposta a algumas das dúvidas e mitos que habitualmente existem nesta área. Como tal, serão também respondidas questões como “porque deve existir sempre direito à defesa?” ou “porque não há pena de morte ou prisão perpétua?”.   

 

 

 


O que é o Justiça para Tod@s>? 

Milhares de estudantes já participaram no Justiça Para Tod@s, uma iniciativa da Forum Estudante, em parceria com a Abreu Advogados, que tem com o objetivo promover os valores democráticos através da educação para a Justiça e para os Direitos Humanos. Este projeto está de volta em 2023 e desafia-te a participar numa simulação de um julgamento, em que vários elementos da tua turma representam papéis diferentes, com o auxílio de um juiz verdadeiro, para que conheças a forma de funcionamento da Justiça. Para saber mais, visita www.justicaparatodos.net. 


 

Este conjunto de vídeos enquadra-se nos objetivos gerais do projeto Justiça para Tod@s, que procura “promover os valores democráticos através da educação para a Justiça e para os Direitos Humanos”. Através da simulação de um julgamento e respetiva preparação, o projeto procura desconstruir algumas ideias erradas do que é a justiça, explicando como ela funciona em Portugal, numa lógica de cidadania informada e consciente.  

Para conheceres os vídeos Justiça para Tod@s, clica aqui.