#1 Inscrição (Até janeiro de 2024) 

O convite lançado aos estudantes portugueses é simples: pensar a Justiça e os Direitos Humanos num jogo de simulação em Tribunal com o apoio de um juiz verdadeiro. Se tens entre os 12 e os 18 anos, deves começar por reunir uma equipa com professor/a coordenador/a e escolher um dos 14 casos eleitos para julgamento. Depois, visita a página?www.justicaparatodos.net?e preenche o formulário de inscrição.

 

#2 Encontrar um advogado-tutor (Até fevereiro de 2024) 

Depois de feita a inscrição, a tua turma deve procurar, dentro da sua comunidade, alguém que acompanhe o grupo juridicamente. Pode tratar-se de um anulo finalista de direito, um ex-aluno de direito, um encarregado de educação que exerça advocacia ou um advogado da comunidade, por exemplo. Há ainda a possibilidade de contactar a organização e solicitar a colaboração de um advogado-tutor da Abreu Advogados. 

 

#3 Contactar o Tribunal da Comarca (Até fevereiro de 2024) 

Em justicaparatodos.net, podes encontrar um Mapa de Comarcas que dá a conhecer qual o Tribunal da Comarca da região da equipa. A partir daí, deverá ser feito o contacto para encontrar um Juiz, uma data e hora para realizar a simulação do julgamento. Também os elementos que compõem a equipa – no máximo uma turma, com um professor responsável e um advogado-tutor – são indicados nesta fase. 

 

#4 Preparação do caso (fevereiro e março de 2024) 

Durante os meses de fevereiro e março, as equipas devem preparar o caso e ensaiar o julgamento final a realizar durante os meses de março e abril. Durante este período de preparação, a equipa contacta a Forum Estudante para esclarecimento de eventuais dúvidas ou para obter mais informações sobre o trabalho a realizar. Tudo para que a simulação do julgamento em tribunal, presidida pelo Juiz indicado, corra da melhor maneira.   

O que é o Justiça para Tod@s?

Milhares de estudantes já participaram no Justiça Para Tod@s, uma iniciativa da Forum Estudante, em parceria com a Abreu Advogados, que tem com o objetivo promover os valores democráticos através da educação para a Justiça e para os Direitos Humanos. Este projeto está de volta em 2023 e desafia-te a participar numa simulação de um julgamento, em que vários elementos da tua turma representam papéis diferentes, com o auxílio de um juiz verdadeiro, para que conheças a forma de funcionamento da Justiça. Sabe tudo em www.justicaparatodos.net!