Foi junto às residências de estudantes do Politécnico de Leiria que o grupo se juntou todo pela primeira vez. Feita a instalação nos respetivos quartos e vestido o equipamento oficial Leiria-In, o almoço na cantina da ESECS serviu para carregar a energia necessária para o resto do dia.

Vindos de vários pontos do país, estes 48 estudantes do ensino secundário vão, durante os próximos cinco dias, conhecer a indústria da região de Leiria, bem como os cursos superiores e as profissões associadas. A iniciativa – promovida pela Forum Estudante em parceria com o Politécnico de Leiria – realiza-se desde 2013.

As quatro equipas em que o grupo se dividiu, seguiu em caminhada até ao Castelo de Leiria, para uma visita oferecida pelo Município. Esta visita livre incluiu passagem pelos principais pontos do recinto do Castelo de Leiria. Construída em 1134, a sua estrutura sofreu transformações ao longo da História, nomeadamente a ampliação da torre de menagem (ordenada por D. Dinis) e a construção de um palácio (por iniciativa de D. João I).

Castelo IMG 5239

História em movimento
Junto ao Castelo de Leiria, encontramos um museu dedicado à imagem em movimento: o m|i|mo. Nascido em 1996, o espaço foca-se na história do cinema e da fotografia, com duas exposições permanentes que os visitantes do Leiria-In puderam hoje visitar e onde se conta a história do cinema.

A primeira das exposições acompanha a história do cinema, exibindo alguma da tecnologia antiga que permitiu o nascimento desta arte. Antes da saída, tempo ainda para uma passagem pela Oficina dos Olhos. Esta sala convida o visitante a interagir com vários objetos, de forma a compreender como se processam os fenómenos ópticos e de que “forma o nosso cérebro nos oferece a ilusão de movimento”.

MIMO IMG 5248

Bem-vindos à Indústria
Na sessão de abertura da Leiria-In 2023, na sede da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), o pró-presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Almeida, deu as boas-vindas aos cinquenta participantes da Leiria-In, congratulando-os por terem escolhido estar nesta Academia e não noutro qualquer lado, na praia, com os amigos. “Vocês são mais do que 48 possíveis candidatos ao Politécnico de Leiria, vocês valem por todos aqueles a quem relatarem a vossa semana aqui”, salientou, terminando com uma frase, em forma de conselho, que ouviu de uma ex-aluna, (hoje profissional num dos melhores hoteis do Dubai) num evento do IPL “One day or day one?” querendo dizer "Um dia pensarás no teu futuro ou hoje é o primeiro dia em que investes no teu futuro?"

NERLEI IMG 5285

Estiveram também presentes na sessão de abertura representantes das diversas entidades que apoiam a realização da Leiria-In, como a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), a Câmara Municipal de Leiria e Câmara Municipal da Marinha Grande. Todos eles salientaram a oportunidade que os estudantes vão ter de conhecer empresas “que são o exemplo do melhor que existe nesta região”. “São empresas de referência, altamente exportadoras, que competem em mercados globais”
A Semana da Indústria continua amanhã, tendo como destino a Marinha Grande, para visitas a empresas ligadas à indústria dos moldes e plásticos, para conhecer exemplos de tecnologia aplicada à indústria.