Depois de uma paragem de um ano devido à pandemia da COVID-19, a Academia Leiria-In está de volta para a 7ª edição. Numa semana recheada de atividades, os participantes têm a oportunidade de conhecer o Politécnico de Leiria e a região de Leiria.

Este primeiro dia para uns começou mais cedo do que para outros, mas o ponto de encontro às 11h30 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais deu início a esta semana com a realização de testes à COVID-19, garantindo a segurança de todos os participantes.

Leiria In 1 Foto2
A seguir ao almoço e à instalação nas residências do Politécnico de Leiria, os 24 estudantes foram recebidos no Castelo da cidade pelo Alcaide Mor que, acompanhado de outras personagens da história nacional e a coordenadora de serviços do Castelo, Isabel Brás, guiou a visita. “As Histórias do Castelo” é uma encenação protagonizada por um grupo de teatro da região que pretende fazer uma introdução histórica à vida do Castelo nos antepassados.

A visita incluiu a passagem pelos principais pontos emblemáticos do Castelo de Leiria, durante a qual foi notável a renovação de alguns dos espaços, após o Castelo ter estado fechado durante quase dois anos. 

E porque na época medieval não podiam faltar as lendas, os participantes ficaram a conhecer a “Lenda do Corvo da Tomada de Leiria” associada à Porta da Traição. Dizem os locais que esta porta, apesar da sua singularidade de só poder ser aberta por dentro, foi a chave de ouro para que os exércitos de D. Afonso Henriques fizessem uma das investidas de reconquista do castelo aos muçulmanos.

Leiria In 1 Foto3
Leiria In 1 Foto4
Marcavam 17h30 quando se iniciou a sessão oficial de acolhimento na NERLEI, Associação Empresarial da Região de Leiria. Com a presença de representantes das entidades promotoras e parceiras da Leiria-In, deu-se as boas-vindas à cidade e destacou-se o esforço de todos os envolvidos para a realização deste evento, sublinhando que este ano é a única semana temática presencial existente no país.

A fechar, o Presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, agradeceu a todos os inscritos por terem escolhido esta Academia e realçou que “é importante apostar na indústria e na inovação”, dando a “conhecer as empresas para atrair novos talentos”.

Leiria In 1 Foto5
Leiria In 1 Foto6
Antes do jantar e do merecido descanso, houve ainda tempo para atividades de “quebra-gelo” e integração de todos os participantes.
Apesar da divisão por equipas e do carácter mais institucional, esta é também uma semana que servirá para os participantes conhecerem e fazerem novas amizades com outros jovens de todo o país.

Leiria In 1 Foto7

A Academia Leiria-In 2021 realiza-se até dia 9 de julho. Todos os dias será publicado um artigo de reportagem sobre as atividades do dia.