À semelhança do segundo dia da academia, a manhã de hoje foi dedicada a visitar empresas da região de Leiria e Oeste. Um total de 8 empresas - ARFAI, AOC, Sound Particles, inCentea, La Plasgal, Martos e Bolinghaus. -, dedicadas a setores que vão desde a cerâmica, à informática e até à sonoplastia, receberam a visita dos estudantes do ensino secundário e profissional.

Martos 20230705 110445

“Como alguém que gostaria um dia de ter a sua própria empresa, fiquei bastante impressionado com a dimensão da Martos”, contou-nos o jovem Francisco Caldeira. E grandes empresas fazem-se com grandes equipas (em tamanho e multidisciplinaridade), conforme percebeu o participante André Ventura. “Apesar de não ter visitado nenhuma empresa da minha área, percebi que, numa grande empresa, há espaço para pessoas de todas as formações”, contou-nos sobre a sua visita à Sound Particles.

ARFAI 20230705 104726

Por fim, a estudante Sofia Todoriko valorizou também o espaço físico em que estas empresas desenvolvem o seu trabalho. “Achei o espaço muito giro e com uma dinâmica muito criativa. Deve ser giro trabalhar ali!”, revelou-nos sobre a sua visita à ARFAI, uma empresa de cerâmica da região de Leiria.

CDRSP_20230705_145644.jpg

Da parte da tarde, os participantes puderam ficar a conhecer melhor um dos “culpados” pela inovação existente nas empresas da região: o CDRSP (Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto). Esta unidade de investigação do Instituto Politécnico de Leiria tem o seu foco na criação e desenvolvimento de produtos, materiais e metodologias, sendo um importante contribuidor para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor industrial da região Oeste. Os estudantes tiveram a oportunidade de passar por vários dos seus laboratórios e de ficar a conhecer melhor o trabalho desenvolvido na unidade, que vai desde a construção do mobiliário à criação de próteses biodegradáveis.

IPL 20230705 173611

No final da tarde, os estudantes assistiram a uma sessão de apresentação do Instituto Politécnico de Leiria, liderada pela aluna Beatriz Alexandre, onde lhes foram apresentadas as várias escolas que compõem o IPL e a sua respetiva oferta formativa. Houve ainda espaço para perguntas que permitiram aos participantes da academia esclarecer muitas dúvidas sobre o ingresso no ensino superior e o funcionamento do mesmo.

Partilha 20230705 185348

Terminada a sessão, seguiu-se uma partilha de experiências relativa às empresas visitadas de manhã. Os grupos que visitaram as diferentes unidades empresariais fizeram uma breve apresentação aos colegas e a um painel de jurados – composto pelos monitores da semana – para que todos pudessem conhecer um pouco mais sobre a diversidade da oferta profissional na região.
A noite foi de atividade física com os estudantes a dividirem o seu tempo entre o basquetebol, o voleibol e o futebol. Mais do que os cestos apontados, os dribles bem-sucedidos ou os serviços certeiros, destacaram-se os momentos de camaradagem e convívio entre os 48 participantes da academia.

O terceiro dia foi um dia cheio e o quarto não será diferente. Com uma manhã de workshops ligados ao mar e uma tarde de praia, esta quinta-feira vai meter muita água… mas num bom sentido!