“Ricky”
é um livro infantil que conta as peripécias do dia-a-dia vividas durante vários anos por dois primos, Ricardo (Ricky) e Lucas. O livro tem como principal objetivo expor e normalizar as pessoas com deficiência, mostrando às crianças que é normal as pessoas serem diferentes, tendo sido editado pela Forum Estudante, no âmbito da comemoração dos 30.º aniversário da revista.

Ricardo Moins tem atrofia muscular espinhal desde que nasceu. Os médicos deram-lhe uma esperança de vida até aos dez anos. Agora, aos vinte e três, conta que “felizmente a ciência evoluiu e proporcionou-me condições para ter uma vida estável com qualidade”.


A atrofia muscular espinhal é uma doença progressiva e, por isso, Ricky é completamente dependente da mãe, Maria Alice, no dia-a-dia. “O meu pai trabalha, sustenta a casa, e a minha mãe abdicou da sua vida profissional para cuidar de mim” afirmou.

Apesar de Ricky ser um exemplo de superação, nunca gostou de se ver como inspiração. E foi por isso que os primos decidiram escrever o livro, “para mostrar que pessoas como eu são como quaisquer outras”, esclareceu Ricky, em entrevista à SIC, antes de acrescentar: “Na minha infância havia poucas personagens com as quais me pudesse identificar”, confessou: “Achamos que a educação é a chave para um mundo mais inclusivo e, neste sentido, com este livro, podemos chegar às escolas, às crianças, mostrar que estas realidades existem”.

As ilustrações são da autoria do estudante de mestrado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Nuno Salvada, de 21 anos. De acordo com a informação partilhada na sua biografia, Nuno decidiu juntar-se ao projeto depois de conhecer Ricardo e Lucas, ao ficar aparente que "partilhava a mesma iniciativa de uma sociedade mais inclusiva e empática".


"Utilizamos o humor como mecanismo de lidar com as adversidades"


Os dois primos são inseparáveis desde pequeninos. Duas décadas do Lucas a seguir o Ricardo de um lado para o outro. Sempre que estão juntos é uma aventura nova. “Sempre estivemos juntos, sempre brincámos juntos. Sempre tentei incluir o Ricky nas minhas atividades. Gostamos muito de sair à noite, passear, ir ao cinema”, revelou Lucas, na mesma entrevista. Neste livro mostram às pessoas que os limites só existem para quem os faz.

 

 

 

“Utilizamos o humor como mecanismo de lidar com as adversidades. Queremos que as crianças leiam e que se riam com as situações que o Ricky vive no dia-a-dia. É a melhor maneira de fazer com que as pessoas se relacionem com ele”, garantiu Lucas.

O livro, editado pela Forum Estudante, está a ser vendido online através da página de instagram “Aventuras do Ricky”

Para acederes à página do Instagram clica aqui.