De 10 a 20 de outubro, Óbidos, a Vila Literária, vai voltar a acolher autores e leitores para refletir e conversar em torno do tema geral “O Tempo e o Medo”. "Com este tema queremos refletir sobre as inquietações e perplexidades dos nossos tempos e os medos que ensombram as nossas perspetivas de futuro. Queremos refletir sobre os medos atávicos – da morte, da escuridão, do desconhecido, da violência que pontua o nosso dia-a-dia –, sobre os medos que nascem do racismo e da xenofobia, passando pelo medo das agressões no interior da família, das consequências das alterações climáticas, e por todos os medos que nos mobilizam e nos levam da inação à ação e à reação", explicam Ana Sousa Dias e Pedro Sousa, curadores do Folio Autores.
À semelhança das 4 edições anteriores, em que o Folio acolheu dezenas de autores portugueses e estrangeiros, originários de mais de 20 países, este ano também haverá um variado leque de destacados nomes da literatura mundial. Lídia Jorge, Nuno Júdice, Ricardo Araújo Pereira, Ralf Rothmann (Alemanha); José Eduardo Agualusa, Ondjaki (Angola); Paulo Werneck (Brasil); Christoffer Petersen (Dinamarca/Gronelândia); Donald Ray Pollock (EUA); Mathias Énard (França); Elena Varvello (Itália) e Arne Dahl (Suécia) são apenas alguns dos convidados desta 5ª edição.
O festival subdivide-se ainda nos segmentos Folio Educa, Folio Ilustra, Folio Mais (conversas, feiras do livro, performances artísticas, sessões de leitura) e Folia (concertos de artistas como O Gajo ou Diabo na Cruz). A programação é vasta e muito rica. Podes consultá-la em detalhe AQUI.