O mercado livreiro continuou a tendência de crescimento em 2023, embora tenha apresentado uma tendência de abrandamento quando comparado com anos anteriores. Este aumento deve-se, sobretudo, às faixas etárias mais novas e a fenómenos promovidos pelas redes sociais, como o Tik Tok.
Enquanto que em 2021 o crescimento se situou nos 16%, em 2022 estabeleceu-se nos 15%, abrandando para 5% no último ano. Ficção, ficção infantojuvenil e de não ficção e turismo são alguns dos géneros que se destacam nas vendas registadas no ano de 2023.
Nas faixas etárias mais jovens, géneros como banda desenhada (BD) e manga cresceram, com um aumento a ser também registado na categoria infantojuvenil.
Para o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, este crescimento, embora menos expressivo, é um “sinal claramente positivo para o setor”. Acrescenta ainda que até 2019 o mercado registava um crescimento estável, à volta do 1%, porque “o livro era mais comprado para oferta do que para leitura”.