O lançamento público da obra decorre no próximo sábado, dia 20 de outubro, pelas 17h30, na livraria Bertrand Alma Shopping, em Coimbra. A apresentação estará a cargo do Prof. Doutor Carlos Manuel Robalo Cordeiro, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e autor do prefácio. O evento conta também com a presença do Prof. Doutor Luis Filipe Menezes, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, e do Eng.º Armando da Silva Afonso, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

Este manual de boas práticas pretende responder às necessidades de organização e eficaz produção do conteúdo de todos os que pretendem relatar trabalho científico de forma impactante. O autor baseia-se na premissa de que a forma como o conteúdo é veiculado é parte fundamental da garantia de sucesso de qualquer trabalho científico para partilhar a sua vasta experiência profissional na área da escrita científica. Foi escrito a pensar nos estudantes de mestrado e doutoramento, autores de artigos científicos e profissionais das mais variadas áreas, em particular de empresas industriais que procuram diferenciar-se de forma inovadora através da escrita. Refletindo o percurso profissional do autor, escrita científica é, aqui, preferencialmente centrada em ciências da natureza e matemática (incluindo, por exemplo, engenharia, física, química, geologia, agronomia, medicina e economia). É também aplicável às áreas das ciências humanas e sociais.

Através de uma linguagem simples mas rigorosa, as etapas de elaboração de um texto científico são explicadas através de inúmeros exemplos ilustrativos e com recurso a exercícios práticos, com o objetivo de guiar o leitor desde a fase da "folha em branco" à versão final revista.