No #BookTok partilham-se experiências de leitura, trocam-se opiniões e é incentivado um maior envolvimento com os livros. Vêem-se as típicas reviews, há tiktokers que fazem ‘reacts’ aos livros e compilações sobre os livros ou autores favoritos.
Em Portugal, o crescimento da comunidade sob a hashtag #BookTokPortugal foi “notável” com mais de 140 milhões de visualizações, revelou o TikTok em novembro. O crescimento no digital também se reflete no setor, com o mercado do livro em Portugal a ser o que mais cresceu na Europa.
O fenómeno não passou despercebido às editoras e entidades portuguesas. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) notou que em relação a 2021, a venda de livros em Portugal cresceu mais de 12,8%. Os maiores picos de venda no país foram registados no mercado da banda desenhada, nomeadamente das mangas e manhwas.
Num comunicado reproduzido pela Marketeer, a booktoker Irís Bicho, conhecida na plataforma como @didibooks_ , disse ser “reconfortante sentir que as nossas recomendações, e como as comunicamos através do TikTok, podem ter um papel preponderante nos hábitos de leitura dos jovens e na forma como a sociedade olha para os livros”.
A pandemia da Covid-19 contribuiu para o sucesso desta comunidade que já levou a ruturas de stock, inclusive trazendo de novo para a ribalta livros que se achavam esquecidos ou tornando autores em bestsellers instantâneos, como a autora Colleen Hoover.
Outro caso é o do autor britânico Adam Beswick, que viu os seus livros a tornarem-se best sellers no site da Amazon em 2022 depois de começar a promovê-los na hashtag #BookTok. O autor admite que a #BookTok lhe “mudou a vida”, estando anteriormente a trabalhar como enfermeiro.
A booktoker portuguesa Mariana Nunes (@chroniclesofmariana), 21 anos, escreve sobre livros há 10 anos e sublinhou o crescimento da comunidade online ao ComUM, referindo que atualmente “já somos milhares” (mais de 23 mil seguidores) e que quando começou “nem éramos 50”.
A #BookTok trouxe uma nova maneira de partilhar e de criar hábitos de leitura, criando um espaço de debate onde os leitores procuram e dão as suas opiniões sobre os livros que leem, contribuindo assim também para o crescimento do setor dos livros.