Seguido por milhões de pessoas que veem nele um dos mais brilhantes pensadores da atualidade, neste livro Rory Sutherland começa por dar o exemplo da equipa À qual pediram para criar uma bebida que concorresse com a Coca-Cola e acabou por inventar a Red Bull para explicar que ser ilógico potencia a criatividade e a resolução de problemas.

Em “Alquimia”, aquele que é já considerado o génio da psicologia comportamental, explica que não compensa ser lógico se todos os outros o forem. Para seres brilhante tens de ser irracional. “Ousa ser estupidez e só assim terás ideias geniais”, escreve aconselhando, com exemplos, que só fugindo da lógica e seguindo a intuição potencia a criatividade e a resolução de problemas. Várias vezes membro do júri no prestigiado festival de publicidade que anualmente decorre em Cannes, Rory Sunderland e as suas TED Talks ultrapassam os 6,5 milhões de visualizações.

AS 11 REGRAS ALQUIMISTAS DE RORY SUTHERLAND:

1 - O oposto de uma boa ideia pode ser outra boa ideia.

2. Objetivos medianos não interessam a ninguém.

3. Não compensa sermos lógicos se os outros também são.

4. A natureza da nossa atenção afeta a natureza da nossa experiência.

5. Uma flor é uma erva daninha com um bom orçamento de publicidade.

6. O problema da lógica é matar a magia.

7. Uma boa intuição que não pode ser observada não deixa de ser ciência. O mesmo se pode dizer de uma feliz coincidência.

8. Temos de pôr à prova as contra-intuições pelo simples facto de que mais ninguém o fará.

9. Resolver problemas de forma racional é como jogar golfe só com um taco.

10. Devemos atrever-nos a ser triviais.

11. Se houvesse uma resposta lógica já a teríamos encontrado.

12. (Porquê restringirmo-nos a um número previamente determinado?)