«Nunca teve medo da liberdade e deu de barato qualquer verniz para se apresentar aos seus contemporâneos. A vida de Cesariny tem desta forma um traço mágico. É uma vida exemplar no seu timbre de revolta, de resistência, de luta assanhada contra um meio mesquinho», escreve António Cândido Franco, autor de O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny, uma aposta da Quetzal Editores.

Parte de uma geração e de uma época em que os poetas e escritores abdicavam da sua biografia por causa da censura, Mário Cesariny de Vasconcelos desde muito cedo lutou para assumir uma vida cheia, sem censuras ou censores, «para ligar a palavra e a vida numa mesma busca de liberdade e de espírito». Poeta, pintor e referência fundamental do surrealismo português, é uma das maiores vozes da poesia portuguesa do século XX. Para Cesariny, o surrealismo representava «a realização total do nosso estado de espírito, a defesa do amor, da liberdade e da poesia» – e a sua obra, tanto na poesia como na pintura e na vida real, foi testemunho dessa enorme vontade de viver. Rebelde, insólito, desafiador, Cesariny marcou com a sua obra várias gerações de leitores e de autores que fazem dos seus versos referências únicas, que ultrapassam a pura literatura e o colocam sempre mais além, na própria vida.

A biografia de António Cândido Franco – autor de 'O Estranhíssimo Colosso', dedicado a Agostinho da Silva – concilia vida e obra, passado e futuro, com revelações inéditas e um invulgar manancial de informação. António Cândido Franco nasceu em Lisboa, em 1956. Autor de vários estudos sobre literatura e cultura portuguesas, além de romances, poesia e peças de teatro, é também professor na Universidade de Évora.