O Programa Mobilidade AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa) é o primeiro programa de mobilidade académica a abranger exclusivamente o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China).

Através do Programa Mobilidade AULP é estabelecida “uma cooperação entre instituições de ensino superior, espalhadas por todo o mundo lusófono, permitindo que os estudantes possam usufruir de uma experiência em mobilidade internacional” afirma, em comunicado, a AULP. 

A comunidade lusófona pode agora beneficiar deste programa piloto, contando com o apoio da AULP que, para facilitar a mobilidade e a acreditação, defende a “existência de intercâmbio de informações, currículos flexíveis, transferência de créditos, compartilha da definição de crédito e definição de atividades formativas”.

Estes países percorrem quatro continentes e incluem os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, alguns territórios da Ásia como Macau e Timor-Leste, bem como Brasil e Portugal.

O Programa Mobilidade AULP propõe-se mobilizar não apenas estudantes, mas também Conhecimento e Ciência em Língua Portuguesa, que sem este tipo de iniciativas ficaria encerrado nas salas de aulas.

O Regulamento do Programa Mobilidade AULP prevê que as Instituições de Acolhimento concedam apoios ao nível do alojamento, da alimentação e da isenção do pagamento de propinas a dois estudantes por semestre.

Para mais informações clica aqui.