O jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto volta a acolher o festival Les Siestes, um evento de música experimental e exploratória, originalmente realizado em Toulouse, França, que teve a sua primeira edição em Portugal no ano de 2018, em Coimbra. 

Ao longo de 3 dias é possível assistir, no relvado da Casa, a DJ sets e atuações ao vivo de artistas como Ocaso, Ece Canli e Nina Harker, Nocturnal Emissions, Caucenus e Esther, Nídia, Luis Pestana, Burnt Friedman & João Pais Filipe.  

A edição de 2022 integra a Temporada Portugal — França 2022 e permite apreciar o trabalho resultante das residências que juntaram artistas que habitam em Portugal e em França, a convite dos curadores do festival. 


Alexandre Lemos, programador cultural da Fundação Bissaya Barreto, destaca o tema central do evento, esclarecendo que “todos os concertos no alinhamento resultam de um processo criativo tangente a Portugal”. O espetáculo conta com a presença de músicos de diversas nacionalidades, com a particularidade de o “trabalho apresentado ter como foco, em algum momento, Portugal”, seja “pela da residência, ou porque mudaram para cá recentemente, ou até, porque o disco publicado é editado por um selo português”

Motivado pelo regresso do Les Siestes, o programador cultural realça sentir “uma enorme satisfação. Este festival simbolizou sempre, desde a primeira edição em Coimbra, uma enorme capacidade de ultrapassar barreiras e acreditar no futuro”, acrescenta.

Com entrada livre no festival, a Casa das Artes espera receber um público diverso, como reitera Alexandre Lemos, que pretende alcançar “desde os curiosos que chegarão sem encontrarem barreiras, aos mais avisados, que terão nestas 3 tardes uma oportunidade de encontrar ao vivo músicos que já seguem à distância há algum tempo”. Refere ainda: “esperamos um relvado inundado também pelas famílias que sabem que a Casa é um lugar confortável e seguro, onde todos são bem recebidos”

Para saberes mais clica aqui.