No dia 20 de novembro, pelas 20h00, 70 salas de cinema vão exibir uma única vez o filme-concerto dos Capitão Fausto. Em comunicado, a agência da banda descreve esta oportunidade como "uma experiência visual e auditiva em 5.1 como só as salas de cinema podem proporcionar, em completa segurança, cumprindo todas as normas da DGS". 

Inicialmente prevista para 14 de novembro, a exibição do filme-concerto "Sol Posto", realizado por Ricardo Oliveira, foi adiada para dia 20 de novembro, de forma a cumprir as novas medidas decretadas no âmbito do estado de emergência, sendo que os bilhetes já adquiridos se mantêm válildos para a nova data.

Os Capitão Fausto estarão mesmo presentes numa das exibições, não sendo revelado em que sala de cinema a banda marcará presença. A mesma fonte destaca que o EP Mil e Vinte serve como "carta de apresentação ao alinhamento musical" do filme.

 

 

Num ano em que assinalam a sua primeira década de existência, os Capitão Fausto destacam a forma como o isolamento que marcou o ano de 2020 influenciou a sua criação: "Vimos passar 2020 com olhos atentos, focados, mas à distância. De dentro das nossas casas imaginámos o que poderia ter acontecido e foi travado, e impotentes para resolver a fonte do impedimento, conformámo-nos com a espera".

Nesse sentido, acrescentam, Sol Posto é "uma proposta": "se por um lado pretende evocar os mais verosímeis aspetos da experiência de um concerto", torna-se também numa oportunidade de "quebrar a barreira física do tradicional palco/plateia". "Que através da lente do cinema se permita aproximar o espetáculo do espectador", destaca o realizador, Ricardo Oliveira.