A Leya educação tem uma coleção de livros que te poderão apoiar na preparação para o Exames Nacionais e recorda-te 4 ferramentas essenciais para qualquer sessão de estudo.
#1 Livro/Apontamentos
Comecemos pelo básico. O absolutamente indispensável. Estudar sem ter por onde estudar é uma contradição tão grande como comer sem ter comida à frente. É certo que, ao fim de 10 minutos, os livros até podem virar almofada, os apontamentos guardanapos para a tosta mista. Mas sem eles, não vais a lado nenhum.
#2 Folhas em branco
Há quem prefira apenas ler. Por vezes, em voz alta, como quem recita poesia para uma plateia imaginada. Para todos os outros, um conjunto de folhas brancas é essencial para rabiscar as partes da matéria que são essenciais. Também para fazer um daqueles esquemas que, de tempos a tempo, nos deixam a pensar: “bolas, isto devia estar no Louvre”.
#3 Lápis
Para além da sua óbvia função enquanto ferramenta de escrita, desde a sua criação, os lápis têm-se demonstrado amigos muito flexíveis. Estás nervoso? Podes sempre mastigar a grafite (não recomendável). Comichão nas costas? Ora essa, o amigo lápis trata do assunto. Uma pequena paragem para tocar uma bateria imaginária? Ergue o lápis como uma baqueta de ouro.
#4 Sublinhador
Eis uma opção que é muito utilizada por estudantes metódicos, dos que gostam de olhar para uma folha sublinhada com 5 cores diferentes e pensar “parecendo que não, já avancei muito na matéria”. A verdade é que os esquemas cromáticos podem ajudar. Nesse sentido, o sublinhador é uma espécie de lápis gourmet que ajuda na motivação e traz, literalmente, um pouco de cor à nossa vida.
Se pretendes colocar em prática algumas destas dicas, a coleção de Preparação para o Exame do Grupo Editorial Leya pode ajudar-te. Nestas publicações, encontras todos os conteúdos testados em Exames Nacionais, com vários tipos de exercícios e respostas detalhadas. Para saber mais, visita: https://www.leyaonline.com/pt/promocoes/colecao-exame/