Carro usado: prós e contras da compra

  • Ao comprar o seu primeiro automóvel, cada pessoa constrói os seus sonhos e planeia o seu funcionamento. No entanto, para além da alegria, cada proprietário de automóvel deve compreender que, ao obter uma carta de condução, não adquire automaticamente experiência de condução. É por isso que é preciso estar preparado para o facto de o primeiro carro se envolver em alguns acidentes ou simplesmente passar por cima de alguns obstáculos de forma descuidada. É verdade que é muito mais barato destruir um carro usado do que um novo.
  • Um carro usado custa muito menos. Por conseguinte, poderá comprar um automóvel de uma classe superior, mas não um novo. Se tiver sorte, pode adquiri-lo depois do primeiro proprietário, o que, na maior parte dos casos, significa que está em muito bom estado.
  • Fazer um check-up completo antes de comprar um carro usado é crucial para evitar problemas inesperados e reparações dispendiosas no futuro. Esta inspeção deve abranger todos os sistemas principais, incluindo o motor, os travões e a transmissão. Para os veículos com motores a gasóleo, especificamente os utilizados em climas mais frios, é particularmente importante verificar o estado das velas de incandescência. As velas de incandescência ajudam no arranque a baixas temperaturas, aquecendo o ar no interior dos cilindros, e as velas defeituosas podem provocar um ralenti irregular, dificuldades no arranque e até danos no motor.  Um check-up de um automóvel usado que inclua uma inspeção das velas de incandescência pode dar-lhe paz de espírito e garantir que não está a herdar problemas ocultos.
  • Uma seleção incrivelmente vasta. De facto, o mercado pós-venda, mais cedo ou mais tarde, acaba por ter todos os automóveis alguma vez fabricados.
  • Crédito. Nem sempre é possível pagar a compra de um automóvel imediatamente e na totalidade. Esta é uma desvantagem da compra de um veículo usado, uma vez que os empréstimos para este tipo de veículos são raros. Se forem concedidos, é pouco provável que as condições sejam do seu agrado. A situação é inversa no caso dos automóveis novos.
  • Outra vantagem é a presença de todos os componentes necessários para uma condução confortável. Se algo não estiver bem, pode negociar com segurança com o proprietário do carro.
  • Não precisa de fazer a rodagem do carro. Os carros novos precisam de ser cuidadosos nos primeiros 2 a 3 mil quilómetros e não precisam de carregar o motor. Com um carro em segunda mão, não haverá esse tipo de problemas. Basta sentar-se e conduzir.

Algumas nuances que devem ser tidas em conta: é claro que a escolha no mercado secundário é grande, mas para encontrar um carro em condições técnicas realmente satisfatórias é preciso muito tempo. Também não o aconselho a comprar um carro destes sem a participação de um especialista adicional que o ajude na escolha. Bem, e, claro, é preciso estar preparado para o facto de que algumas nuances continuarão a surgir à medida que se trabalha.

Um automóvel novo: a vantagem da compra

  • A primeira vantagem são as condições favoráveis de compra a crédito.
  • Variações na escolha. Pode escolher a cor da carroçaria e o acabamento interior, bem como outros aspectos adicionais da configuração.
  • A fiabilidade. Como dizia Henry Ford: "Não há nada mais fiável do que um carro novo".
  • Outra grande vantagem é a garantia de 100.000 quilómetros e três anos. Se notar alguma anomalia no funcionamento, o problema será do fabricante, mas não seu.
  • Não há problemas do ponto de vista burocrático. Se o veículo é novo, significa que não foi roubado, que não esteve envolvido num acidente e muito mais.

Algumas estatísticas:

O Observador Automóvel 2024 realizou um estudo e afirma que o número total de cidadãos que estão prontos para comprar um carro é de apenas 17%. Ao mesmo tempo, um carro novo é preferido por cerca de 7%, e a compra de um carro usado é considerada por cerca de 6% dos inquiridos. É também de salientar que, atualmente, a taxa de venda de automóveis diminuiu significativamente. Tal deve-se ao elevado custo de manutenção, bem como ao aumento do preço do combustível. Além disso, as estatísticas indicam que o custo dos automóveis também irá aumentar este ano. É por isso que a escolha entre comprar um carro usado ou novo é sempre uma série de compromissos e cabe-lhe a si decidir o que será uma decisão favorável.

Fontes de informação:

Ler mais sobre velas de incandescência - www.autopecasonline24.pt

5 passos a dar antes de comprar um carro usado