A situação de isolamento pode trazer que tipo de consequências?
Uma situação de isolamento, como a que tem sido decretada devido à pandemia da Covid-19, pode acarretar riscos do ponto de vista psicológico. É normal que pessoas que se encontrem em situação de isolamento experimentem sentimentos como o medo, ansiedade, tristeza, aborrecimento ou irritação. A obrigatoriedade de nos mantermos confinados a um determinado espaço, sem o contacto que estamos habituados a ter, é sem dúvida uma situação que nos causará stress e algum desconforto. É, por isso, muito importante que estejamos cientes que quanto maior o tempo de isolamento, maior a necessidade de cuidados psicológicos, como forma de cuidarmos, mas também de prevenirmos a nossa saúde psicológica.
No caso específico dos estudantes, a que tipo de comportamentos devem os pais ou encarregados de educação estar atentos?
Tal como os adultos, também as crianças ou jovens podem experimentar sentimentos como a ansiedade, o medo ou a frustração. Devemos estar atentos aos seus sinais, os pais ou encarregados de educação devem compreender que as suas crianças/jovens poderão estar mais ansiosas, mais reservadas, com mais necessidade de atenção, mais zangadas e/ou mais agitadas. Todos estes podem ser indicadores de ansiedade. Os adultos, como forma de apaziguar estes sentimentos e pensamentos mais negativos, devem mostrar mais apoio, ouvir as suas preocupações e dar-lhes mais atenção.
«[...] numa situação de crise como a que estamos a viver, a ajuda psicológica é uma ferramenta ao dispor das pessoas»
Goreti Mendes, psicóloga escolar
Que auxílio está disponível para os estudantes e encarregados de educação? Os psicólogos escolares continuam em contacto com a comunidade educativa?
O serviço de psicologia e orientação encontra-se disponível para acompanhar toda a comunidade educativa que em algum momento necessite de ajuda, para ultrapassar esta fase difícil em que nos encontramos. Recorremos a meios de comunicação à distância, de forma a responder a todas as necessidades que possam surgir. Estando impedidos de contactos presenciais com os nossos alunos e as suas respetivas famílias, o serviço de psicologia e orientação, responde a necessidades que possam vir a surgir, garantindo a articulação por contacto telefónico ou outros meios (como videoconferência, telefone, chat ou email). Este acompanhamento estende-se também a toda a comunidade educativa.
Quais são algumas boas-práticas que os estudantes poderão cumprir?
Para que o ambiente se torne propício à aprendizagem é importante que sigam algumas recomendações, nomeadamente:
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Manter a rotina e atividades habituais tanto quanto possível;
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Manter o contacto com familiares, amigos e professores/escola;
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Realizar atividades de que gostam;
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Reservar uma hora para a prática de exercício físico;
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Manter uma alimentação equilibrada;
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Manter uma boa higiene do sono;
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Manter-se confiante e de que tudo vai correr bem, e que esta é só uma fase que irá passar.
Qual o papel dos pais e encarregados de educação na criação de um ambiente propício à aprendizagem?
Os pais são fundamentais na gestão de rotinas. É importante planear bem o dia-a-dia e prever um conjunto diversificado de atividades para realizar em casa. Este plano deve ser desenvolvido em conjunto. Devem evitar que determinadas brincadeiras se prolonguem excessivamente sem supervisão. É importante estimular e apoiar nos trabalhos escolares e nas atividades extracurriculares, mas sem demasiada pressão.
Há algo que deseje acrescentar?
Gostaria de recordar que, numa situação de crise como a que estamos a viver, a ajuda psicológica é uma ferramenta ao dispor das pessoas e que as ajudará a compreender como funcionam, a encontrarem estratégias para lidar com os problemas, pensamentos, sentimentos e comportamentos, para aumentar o seu bem estar e saúde psicológica. Por isso, não devem de ter medo de pedir ajuda.