Durante uma semana, 50 alunos do ensino secundário vindos de todo o país vão realizar atividades que os vão ajudar a escolher o seu futuro profissional. A emoção paira no ar, e após serem recebidos pelo vice-presidente do Politécnico de Coimbra, Daniel Roque Gomes, os estudantes abraçaram esta aventura.

Daniel Roque Gomes começou por agradecer aos estudantes dizendo que “esta sessão foi preparada para vocês com especial afinco e dedicação”, acrescentando que esta semana é uma "oportunidade única": “Vão ter contacto com os vários cursos que temos para oferecer e através do contacto que têm connosco, eventualmente, desse contacto pode surgir um interesse particular vosso por algumas das nossas áreas”.

 

Politécnico 1 2

 

Feitas as apresentações, seguiu-se uma atividade de team building, para que os participantes se conhecessem melhor. Os alunos do secundário tiveram assim de unir forças para completar este desafio com sucesso. Antes da hora do almoço, assistiu-se ainda à atuação da Tuna Mista do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC).

 

Politécnico 1 3

Mariana Oliveira, uma das participantes desta Academia, contou à FORUM: “Estou a gostar, está a ser divertido. Eu achava que iria ser mais difícil criar amizades, mas já formámos muitas”. Também Ana Rita Martins, aluna do secundário disse estar "a gostar imenso, particularmente do quiz que fizemos sobre a Academia e de conhecer pessoas novas”.

Ana Santos, ex-participante da Academia IPC Politécnico 4Me, falou um pouco da sua experiência: “eu quando participei pela primeira vez, fiquei nervosa. Não conhecia ninguém, mas quando cheguei a experiência foi muito especial, acredito que tenha mudado completamente o rumo para onde eu acabei por seguir no ensino superior. Foi uma experiência muito especial”.  

 

Uma aventura na Agrária

Após o almoço e recarregadas as baterias, os participantes partiram para a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), onde aprenderam como se fazem gelados. David Gomes, responsável pela oficina tecnológica de lacticínios explicou que “a produção do frozen iogurte sai um bocadinho fora do contexto de um gelado tradicional, não tem a maturação que habitualmente têm os outros gelados. Tem um período de maturação que vai 48 a 72 horas”.

Salientando ainda que “neste processo o que é interessante é que nós conseguimos num tempo muito pequeno, produzir um gelado com a mistura daquilo que são componentes fundamentalmente lácteos: leite; iogurte; proteínas lácteas; emulsionantes estabilizantes cuja função é reduzir os glóbulos de gordura e dos cristais de gelo”.

De seguida, os estudantes do secundário foram visitar o picadeiro da ESAC. A emoção era refletida nos olhos dos participantes enquanto andavam a cavalo e criavam laços com os animais da escola. Ana Rita Martins, uma das participantes, ainda não sabe bem o que quer seguir, mas afirmou que "a atividade que estou mais entusiasmada é a interação com os cavalos". 

Politécnico 1 4


Para acabar o dia, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), realizou-se um workshop onde se aprendeu a fazer a extração de óleos essenciais. Liliana Assunção, técnica superior na ESAC explicou um pouco sobre esta atividade: “estamos a fazer extração de óleos essenciais por arraste de vapor.” Explicando que “a planta é alfazema e utilizando um alambique temos água que está com fervura, o vapor passa pela planta e depois temos a parte do condensador e assim conseguimos recolher a mistura de óleo essencial e do hidrolato e através da decantação, conseguimos separar a fase lipídica, o óleo essencial e o hidrolato”. Referindo ainda que os óleos essenciais podem ter várias aplicações “na cosmética, aromatização de tintas…

 

Politécnico 1 6

A Politécnico4me continua amanhã, com mais um dia dedicado a novas aprendizagens e conhecimentos. Acompanha nas redes sociais da Forum Estudante!