No segundo dia da academia digital Politécnico 4me, a Forum Estudante deu a conhecer a ESEC, através de diretos transmitidos ao longo do dia nas redes sociais. Esta viagem continua nos próximos dias, até 26 de julho, e é através do Instagram e do Facebook que podes ficar a saber mais sobre os cursos, as profissões, os projetos e até os espaços das instituições de ensino do Politécnico de Coimbra.

O Presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra, Rui Antunes, recebeu a equipa da Forum Estudante e salientou que estudar em Coimbra é diferente de estudar noutra parte do país, pelo facto de esta ser uma cidade centrada na vida estudantil. "Fazemos sempre o melhor para ter boa formação técnica", destacou, explicando que a escola disponibiliza estúdios e laboratórios, bem como cursos virados para as necessidades profissionais. Tudo isto, com uma oferta formativa nas áreas de Educação, Comunicação, Turismo, Artes e Multimédia.

 

 

No estúdio da ESEC TV, decorreu a entrevista com a Iria, apresentadora do programa de televisão da Escola Superior de Educação. A aluna da licenciatura em Comunicação Social explicou que escolheu este curso porque considera que as vertentes práticas são muito importantes para o futuro profissional. “Temos jornalismo de imprensa, jornalismo televisivo e jornalismo radiofónico, e nessas cadeiras é tudo prático, temos alguma teórica, mas conseguimos explorar, praticando”, contou a apresentadora, que admitiu, também, já ter adquirido na ESEC TV muitas competências fundamentais para a licenciatura.

 

 

Um antigo aluno da licenciatura em Estudos Musicais Aplicados explicou depois que o que o levou a escolher a ESEC foi a forte componente prática. Uma das características que destaca é a liberdade criativa, “os alunos não estão completamente restritos àquilo que é o programa convencional”, reforçando que aqui existe "alguma liberdade para destacarmos os nossos pontos fortes, aquilo de que gostamos e que queremos para o nosso futuro”. É na companhia do ex-aluno, atualmente técnico na instituição, que se segue uma visita a um dos estúdios da ESEC.

 

 

Numa entrevista a um aluno da licenciatura em Comunicação Social, descobriu-se mais sobre este curso e sobre a forma como é possível conciliar os estudos com o desporto. O campeão universitário nacional de bodyboard explicou que não pratica este desporto diariamente, mas que ele tem impacto na sua vida. "Quando vou ao mar consigo sempre tirar um bocadinho daquele stress e aliviar de algumas semanas mais preenchidas” a nível académico, contou.

 

 

É com o coordenador do Curso Técnico Superior Profissional em Desporto que seguiu a conversa. Este, que é um curso fortemente prático, “está muito orientado para a profissão, vem complementar uma falha que existia entre aquilo que era a oferta secundária, de nível 4, e a oferta da licenciatura, de nível 6”. Sendo a primeira formação da região com estas características, ela “está muito direcionada para a formação em contexto profissional”, reforçou o coordenador.

 

 

Os diretos da Forum não são a única forma de participar nesta academia digital. Diariamente, as escolas e institutos superiores do Politécnico de Coimbra vão promover bootcamps digitais, durante os quais podes saber mais sobre temas ligados a áreas da sua oferta formativa. Ainda te podes inscrever nestes bootcamps, através dos links abaixo:

 


Bootcamps Politécnico 4me
ESTGOH | Iniciação à Programação de Jogos | 21 de julho, 16h30 | Inscrições aqui  
ESTeSC
| Saúde x 8 (Cursos e Profissões) | 22 de julho, 12h30 | Inscrições aqui

ISCAC | "Ask the Mentor" (Desenvolve ideias de negócio) | 23 de julho, 10h00 |Inscrições aqui
ISEC | Peddy-paper online sobre engenharias | 26 de julho, 10h00 | Inscrições aqui

 


 

Com a participação nestes bootcamps, ficas a saber mais sobre algumas das áreas do teu interesse e podes esclarecer todas as dúvidas que tenhas sobre acesso ao ensino superior ou oferta formativa das escolas e institutos do Politécnico de Coimbra.

A Politécnico 4me continua amanhã com uma visita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Até lá, aproveita para participar no Quiz desta academia digital e habilita-te a ganhar 100€ em vale FNAC. Nas redes sociais da Forum Estudante, serão publicados quizzes diários sobre os temas e as instituições de ensino superior em destaque durante esse dia. O participante que obtiver mais respostas corretas, no final da semana, vencerá o prémio!