A primeira visita do dia foi à Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE). Na ESAE, explorámos os laboratórios utilizados na pesquisa das ciências veterinárias e agronómicas. Ainda tivemos a oportunidade de conhecer os consultórios veterinários e o sala de raio-x onde é possível fazer a observação aos animais em necessidade de cuidados de saúde.

Para um maior contacto com a natureza e a agricultura, visitámos a Herdade da Comenda, onde se realizam as atividades práticas da ESAE. Além do entusiasmo dos participantes, também o houve por parte de alguns amigos de quatro patas que nos receberam efusivamente no terreno da herdade

Num dos armazéns da propriedade, pudemos ficar a conhecer mais sobre as aplicações tecnológicas na agricultura e em como esta é uma área que está a abraçar cada vez mais a modernização, desde a utilização de drones para obter informações do terreno como também de máquinas que fazem a sementeira e verificam o nível das águas no terreno. 

 

DSC 4519

 

Houve a possibilidade de passar pelas parcelas da herdade que iam até ao limite do nosso país, estando Espanha mesmo do outro lado da cerca. Aí, os nossos participantes puderam esclarecer todas as dúvidas que tinham e demonstrar que estiveram com bastante atenção a todas as explicações recebidas. No final, ainda deu para pilotar e aterrar (com sucesso!), um dos drones utilizados para observar as plantações.

Tecnologia na saúde e outras aplicações

Regressámos a Portalegre para mais uma tarde preenchida no campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). Agora era altura de visitar a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Numa das salas de aula, tivemos um workshop prático de primeiros socorros e suporte básico de vida. Com recurso a manequins e até alguns dos nossos participantes como voluntários, aprendemos a como melhor socorrer alguém que necessite de cuidados urgentes. Também nos foi explicado como se processam as chamdas quando se liga ao 112 e as aplicações tecnológicas que já se podem encontrar nos cuidados de saúde. 

Aprendemos também sobre as origens da coficação e em como esta existe desde a civilização romana até aos tempos modernos, a sua utilização em eventos como a 2ª Guerra Mundial. Como atividade, foi lançado um desafio: codificar uma mensagem e passar ao colega do lado que a tinha de descodificar. Um autêntico quebra-cabeças.

 

DSC 4610

 

E criar um jogo? Também foi possível e com recurso a tecnologia criada pelo MIT (Massachussetts Institute of Technology). Os participantes receberam noções básicas de como operar no programa e depois modificar o jogo a seu gosto. O objetivo era sobreviver e não tocar nas "paredes virtuais".

Outra das atividades era na clínica de Higiene Oral. Desde a tecnologia que já é usada nos cuidados dentários até à entrada da inteligência artificial nos consultórios, ficámos a saber como melhor utilizar a tecnologia em prol de uma boa higiene oral. Claro que não nos escapámos às perguntas que procuram saber se sabemos como cuidar da nossa dentição.

O dia terminou com o desejado sunset. Muita dança e diversão para começar a despedida daquela que foi uma Portalegre Digital Academy inesquecível para todos os envolvidos.

Amanhã teremos a atividade de encerramento e as despedidas finais. Qual será a equipa mais digital da semana?

Para saber mais sobre a academia, clica aqui!