Foi um desafio triplo aquele que começou por ser apresentado aos participantes da IPVC Power Up na manhã do segundo dia. Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, os estudantes foram divididos em três grupos, passando por várias estações de atividades: um workshop de Suporte Básico de Vida, uma sessão de quick massage e ainda uma atividade dedicada à postura corporal.
O objetivo, explicaram os profissionais desta escola superior do Politécnico de Viana do Castelo, passou por promover o bem-estar, com a realização de algumas massagens, bem como a sensibilização e capacitação dos estudantes para que possam prestar o primeiro suporte no caso de uma emergência, graças a uma formação breve em SBV.
Por fim, na atividade “Avós de Hoje”, os estudantes foram sensibilizados para a importância da correção da sua postura, seja sentados ou no uso das mochilas. Através da simulação “do que é ser avô ou avó”, foi possível experimentar algumas das limitações físicas que podem nascer com a idade, se não houver cuidados com a correção de postura.
À tarde pela cidade
Depois de almoço, foi possível realizar um peddy-paper sobre turismo, que deu a conhecer aos estudantes a cidade de Viana do Castelo. A caminhada passou por locais históricos da região como o Castelo São Tiago da Barra, o Viana Welcome Center, o Hotel Dona Aninhas ou o Navio Hospital Gil Eannes – uma embarcação ancorada na marginal de Viana do Castelo e que, durante décadas, apoiou a frota bacalhoeira portuguesa que trabalhava na região da Gronelância e da Terra Nova.
Na visita ao navio, foi possível conhecer espaços como a ponte de comando, a casa das máquinas, a cozinha e os camarotes. Por outro lado, a dimensão hospitalar desta embarcação ficou clara em áreas como consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, enfermarias e bloco operatório.
A IPVC Power Up continua amanhã, sempre com um foco em novas competências e aprendizagens.