Foram 115 os estudantes nacionais e internacionais que participaram nas 3ª e 4ª edições do projeto “Link Me Up – 1.000 ideias”, dando asas à criatividade e à cocriação de inovação para resolverem os 21 desafios reais lançados por 20 empresas e entidades da região de Leiria. A apresentação final dos casos de cocriação de inovação das duas edições decorreu durante todo o dia de ontem, 1 de junho, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria.

O “Link Me Up – 1000 ideias” é um projeto liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de norte a sul do país. O projeto consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação. As equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.


“Este projeto cumpre a missão do Politécnico de Leiria, que é criar conhecimento para a sociedade. Envolve os professores como facilitadores, que ajudam e estimulam a criatividade e o trabalho das equipas, e conta com empresas e organizações (municípios ou associações), que têm preocupações e desafios reais”, explica Susana Rodrigues, docente do Politécnico de Leiria e coordenadora do “Link Me Up – 1000 ideias". Neste processo multidisciplinar, de 10 semanas, “questiona-se, procura-se informação, fazem-se visitas a estas entidades para se compreender melhor os desafios e o contexto das organizações, visitam-se centros de investigação, e convidam-se especialistas nas áreas dos desafios, que validam as possíveis soluções. As próprias empresas e entidades que trabalham connosco, refletem, discutem e analisam os desafios”, refere. 

“A experiência vivida no âmbito deste projeto é muito rica, não só no âmbito da multidisciplinaridade, mas também pela multiculturalidade, considerando que contamos com a participação de estudantes de diferentes nacionalidades”, refere Susana Rodrigues, acrescentando tratar-se de um “projeto muito enriquecedor”. “O Politécnico de Leiria tem como missão criar conhecimento e este projeto ajuda-nos a fazê-lo, percebendo como podemos resolver os desafios atuais, mas essencialmente os desafios do futuro”.


As primeiras três edições do “Link Me Up” envolveram já 2.467 estudantes, 443 empresas e 572
facilitadores na resolução de 491 casos de cocriação de inovação 


O “Link Me Up” está previsto terminar na sexta edição e, só entre as 1ª, 2ª e 3ª edições, o projeto envolveu já a participação de 2.467 estudantes, 443 empresas e 572 facilitadores na resolução de 491 casos de cocriação de inovação, anunciou Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria, durante a apresentação. “Estamos neste momento a meio do projeto e, no total do país, ao longo das três primeiras edições, foram geradas 294 ideias de negócio e criadas sete empresas, tendo sido igualmente atribuídas 540 bolsas de cocriação de inovação”, afirmou Ana Sargento.

O objetivo do projeto é atingir, até à sexta edição, em 2023, 1.000 ideias, ou seja, 600 casos de cocriação de inovação e 400 ideias de negócio, e o envolvimento de 4.835 estudantes e 600 empresas, bem como gerar a criação de 50 empresas. 

“O projeto financiado termina em junho de 2023, no entanto, a nossa intenção é continuar com esta iniciativa e estamos já a estudar formas de dar continuidade a este projeto”, assegurou a vice-presidente do Politécnico de Leiria. 

Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas aqui.