#1 Jornalista

reporter 852096 960 720


Dentro do universo comunicativo, o foco de um jornalista está na informação. É esta a matéria-prima trabalhada por estes profissionais, independentemente do tipo de meio de comunicação utilizado (textual, sonoro ou visual). O acesso à profissão é regulado pela Comissão da Carteira de Jornalista, sendo necessário concluir com aproveitamento um período de estágio que terá 12 meses de duração (detentores de um curso de comunicação social) ou 18 meses (para os restantes casos).

Por ser uma profissão essencial nos equilíbrios da sociedade, a atividade jornalística tem associada um conjunto de direitos, como acesso a fontes de informação e locais públicos ou garantias de independência, liberdade de expressão e de sigilo profissional.

Pela mesma razão, este profissional tem também o dever de se reger pelo conjunto de princípios determinados pelo Código Deontológico do Jornalista: relatar factos com rigor e exatidão, combater a censura e o sensacionalismo, rejeitar o tratamento discriminatório ou salvaguardar a presunção de inocência são apenas alguns exemplos. Domínio da língua portuguesa, curiosidade, cultura geral e capacidade de pesquisa são algumas das características decisivas nesta atividade.


Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes profissões.